Temos hoje um post duplo com o Saudades do Rio ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:3060 ) que mostrou a Gruta da Imprensa nos anos 20.

A Gruta da Imprensa, apelidada assim graças as corridas do Trampolim do Diabo, é uma das obras viárias realizadas quando da visita do Rei Alberto da Bélgica em 1920. A Niemeyer foi alargada e retificada em vários trechos, ganhando mirantes, larguinhos ajardinados ( http://www.rioquepassou.com.br/2006/12/04/av-niemeyer-obras-de-melhoria-1920/ ) , muretas de proteção e sem dúvida a de maior vulto, o viaduto que  retificava uma curva sob uma antiga reentrância no costão do Morro Dois Irmãos, tendo sido batizado como Viaduto Rei Alberto, nome hoje praticamente esquecido.

Os mirantes construídos na via logo atraíram a nova burguesia motorizada da cidade para a realização de pic-nics na deserta e aprazível via, a aproveitando esse potencial a Adm. Alaor Prata (1922-1926) urbanizou a área aos pés do viaduto, criando um novo mirante que rapidamente entrou na moda, pic-nics em seus terraços foram muito comuns até o fim dos anos 40, quando esse tipo de evento começou a sair de moda.

O local começou a ficar esquecido e ser frequentado mais por pescadores do que veranistas e seus quitutes, de turismo apenas rápidas passagens para fotografias. O crime de homicídio quevitimou o jogador do tricolor Ari Hercílio, esfaqueado da gruta quando pescava nos anos 50. E nos anos 50 a fama dada a Niemeyer de ser o caminho para o pecado ajudou a esvaziar ainda mais o local.

Nossas fotos do Sr. Gyorgy Szendrodi mostram a gruta já em seu período de decadência, mas longe de estar vandalizada ou suja, mas vemos que a amurada não tem mais as bromélias da foto do Saudades. A última notícia que tenho lembrança do local foi um multirão da prefeitura no local que tirou muito lixo há uns 5 ou 6 anos atrás.

Hoje possivelmente graças as modificações no muro de proteção da Niemeyer realizadas nos anos 70, junto com a retirada de grande parte da rede aérea e troca da iluminação pública, o coroamento da gruta, que fazia parte das defensas da avenida devem estar modificadas.