Nossa imagem de hoje tirada possivelmente da trilha que liga o Parque Laje ao Corcovado mostra a região de parte do bairro do Jardim Botânico, Lagoa e ao fundo a restinga de Ipanema possivelmente na segunda metade dos anos 30.

O maior destaque da foto sem dúvida é a Ilha Piraquê completamente vazia e nas dimensões de até os anos 60, quando ela foi modificada por grandes aterros feitos pelo Clube Naval. A área em torno da hoje valorizadíssima Av. Lineo de Paula Machado apesar de já arruada se encontrava praticamente vazia o mesmo acontecendo com enormes extenções da orla da Lagoa, partindo da antiga Praia Funda, contornando a antiga Ponta do Pires e chegando praticamente à Fonte da Saudade.

Em Ipanema a baixa altura das construções nos permite ver a Praça Nossa Senhora da Paz como uma grande descampado no meio das casas e até percebemos a presença do monumento à Pinheiro Machado. É curioso obeservarmos que no eixo da Rua Jardim Botânico a maior construção em altura é o pequeno prédio que fica na esquina da rua Pacheco Leão, hoje ocupado por uma rede de supermercados.

Aparentemente a Vila Hípica ainda não havia sido terminada ou até mesmo construída, pois da curva do prado até os muros da área do hipódromo vemos poucas cnstruções.