Nossa imagem de hoje é mais um dos polêmicos planos para a construção de vias expressas na nossa cidade, sendo esse um estudo do engenheiro Haroldo Lisboa da Graça Couto, hoje nome de viaduto em nossa cidade.

O estudo é muito curioso e possivelmente é de um período anterior mas próximo ao Plano Doxiadis, e bebe profundamente em planos antigos como o Agache e o 100. Algumas de suas soluções foram pensadas pelo EGB como a ligação Botafogo-Lagoa usando os morros de São João e Cabritos, embora com traçados diferentes, ou como o Túnel da Linha Verde, que nesse estudo não ligaria a Via Dutra, mas sim seria acesso prioritário Z. Sul-Ponte.

O estudo embora englobe projetos nunca terminados como a Av. Radial Sul, ignora outros hoje realizados como a Perimetral e grande trecho da Linha Vermelha, criando novas vias como o túnel que ligaria o Catete até a Rua do Riachuelo mais ou menos na região do Bairro de Fátima, ou a grande radial pelas encostas da Tijuca e Grajaú indo até a Av. Menezes Cortes.

Curiosamente o que seria a Linha Lilás, até hoje inconcluída estava pelanejada neste estudo, com os viadutos de Laranjeiras e a ligação pelo Santo Cristo até a região da Rodoviária.

É interessante reparar que a alça que será construída da Ponte rumo a Av. Brasil até a região do Canal do Cunha já estava pensada, bem como a Ponte teria uma embocadura diferente da realizada.