Iluminação do Cais Pharoux, anos 60


Nossa foto hoje, tão singela é de autoria de Jorge Barbosa Lima e mostra um transeunte passando pelo Cais Pharoux, nos arredores do velho Mercado, na época já demolido.
Os postes NY foram instalados no início do séc. XX junto ao cais logo após a estação de Barcas indo até a Casa do Trem e resistiram até os primeiros anos da década de 70, quando no primeiro governo Chagas Freitas, ainda na Guanabara a região foi urbanizada.
Por fim a pergunta que fica depois do vexame de hoje a noite: Quais vão ser as desculpas do Dudu ?

12 comentários em “Iluminação do Cais Pharoux, anos 60”

  1. “A chuva foi muito forte” ou “A cidade resistiu bem face ao volume de água” ou “Estamos terminando obras que resolverão o problema”.
    Enfim, a “cara de pau” de sempre.

  2. A foto é singela porém interessante.
    O vexame? Mais um vexame da cidade que não percebe que a Copa, a Olimpíada e o Porto Maravilha nada acrescentam ao Rio de Janeiro. Ao contrário!

  3. Bela foto Andre: Qual a fotografia voltamos ao passado.
    Rio cidade que me seduz.De dia falta água e de noite falta luz.

  4. As desculpas do Paespalho serão as prévias do anúncio do caos a partir do próximo sábado, com o fechamento do resto da Perimetral, chegando ao ápice no dia 8, com o fechamento total do Mergulhão e para carros da Rio Branco. Há um bom tempo que quando preciso ir ao Centrro, eu vou de metrô.

    1. Sobre o referido governante: Iremos assistir os empreendedores imobiliários (e asseclas), que referendam os atos estapafúrdios do governante, ficarem desesperados diante do inocente “rolezinho”!
      Alguns cariocas já começam a perceber que o pretexto de entregar a cidade a FIFA e ao COI (concessões relâmpago) e ao Porto Maravilha (concessão longa) só traz “legado” e rendimento a um grupo reduzido de pessoas.
      Um bom dia para todos, inclusive aos que acreditaram na Copa etc, etc…

  5. A foto é muito boa e o poste é um espetáculo.
    Quanto ao resto, assino embaixo do comentário do Dr.D’.
    Legado… essa é boa!

  6. Gostaria de contar com a ajuda dos meus amigos aí no Rio (que eu amo demais), sou aqui de Salvador, conheço bem o Rio e as histórias do Rio Antigo. estou escrevendo um livro que se passa após a morte de Getúlio, é um romance policial, eu misturo investigação policial, momento histórico, música, inferninhos e política. Gostaria de contar com vocês, para numa dúvida qualquer minha no decorrer da história poder recorrer aos conhecimentos sobre a cidade da década de 50, ainda quando era capital do Brasil. Posso contar com a ajuda de vocês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 74 = 81