Alto da Boa Vista- Lampião Grande


Nessas fotos dos anos 60 vemos o Lampião Grande que dá nome a uma localidade no Alto da Boa Vista, no importante entroncamento de várias estradas na Floresta da Tijuca, como a de Furnas, Açude, Vista Chinesa. E também um pequeno núcleo comercial do local, onde havia bares, armazéns, e posteriormente colégio público e quartel dos Bombeiros.
Possivelmente o atual lampião (ou o que sobra dele nos dias de hoje) foi instalado durante as melhorias de Pereira Passos nas estradas do Alto, inclusive com a urbanização da praça Afonso Vizeu, mas acredito (embora as fontes não sejam boas) que a localidade já era conhecida assim no final do séc. XIX, lembrando que  hotéis como o White estavam estabelecidos no local e o entroncamento já fosse sinalizado e iluminado nos tempos dos acessos precários da Floresta da Tijuca.
O lampião como vemos na foto, chegou (com os vidros foscos) até o final dos anos 90 quando foi substituído por um ridículo globo de plástico, que imita um dos modelos da GE Novalux, situação que perdura até hoje – Lampião Grande Street View 2016 .
Nas fotos ainda podíamos ver a igreja de Nsa. da Luz,o que hoje não é possível pelo crescimento da vegetação e construção do prédio de 2 andares do quartel de Bombeiros do Alto.

7 comentários em “Alto da Boa Vista- Lampião Grande”

  1. O local não estão tão modificado assim. Existem construções anteriores ao período Passos, com o “brechó” que existe após a curva descendo à direita e que remonta ao Século XIX e também duas escolas públicas. Existe ainda uma “favela” chamada de Tijuquinha a cerca de 500 metros da foto. Subindo em direção ao Alto da Boa Vista e a cerca de 150 metros existe local onde o bonde 67 fazia o “rodo” e onde funciona uma repartição da Prefeitura.

  2. Boa tarde a todos.
    Interessante o lampião. Bem construído ele.
    Impressiona de que durou até a década de 90 do século XX, uma época em que a selvageria já dominava a atmosfera do RJ.
    É importante dizer aqui que muitos desses trabalhos com ferro eram produzidos aqui mesmo no RJ. Só não sei se é o caso desse lampião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 45 = 46