Nessas fotos dos anos 60 vemos o Lampião Grande que dá nome a uma localidade no Alto da Boa Vista, no importante entroncamento de várias estradas na Floresta da Tijuca, como a de Furnas, Açude, Vista Chinesa. E também um pequeno núcleo comercial do local, onde havia bares, armazéns, e posteriormente colégio público e quartel dos Bombeiros.

Possivelmente o atual lampião (ou o que sobra dele nos dias de hoje) foi instalado durante as melhorias de Pereira Passos nas estradas do Alto, inclusive com a urbanização da praça Afonso Vizeu, mas acredito (embora as fontes não sejam boas) que a localidade já era conhecida assim no final do séc. XIX, lembrando que  hotéis como o White estavam estabelecidos no local e o entroncamento já fosse sinalizado e iluminado nos tempos dos acessos precários da Floresta da Tijuca.

O lampião como vemos na foto, chegou (com os vidros foscos) até o final dos anos 90 quando foi substituído por um ridículo globo de plástico, que imita um dos modelos da GE Novalux, situação que perdura até hoje - Lampião Grande Street View 2016 .

Nas fotos ainda podíamos ver a igreja de Nsa. da Luz,o que hoje não é possível pelo crescimento da vegetação e construção do prédio de 2 andares do quartel de Bombeiros do Alto.