andredecourt's photo de 03/08/04

Essa foto mostra em 1970 a entrega das novas pistas, urbanismo e praia do Leme.
Nesse bairro, por a tubulação do emissário submarino não passar por ele as obras do aterro da praia de Copacabana foram entregues em 16/09/1970, muitos anos antes do resto da orla, pois a grande tubulação do emissário exigia obras complexas de estrutura.
A nota curiosa é que o posto de gasolina, um dos vários que estão instalados no canteiro central ainda não existe, em seu lugar a continuação dos desenhos do genial paisagista Roberto Burle Marx.
Esse detalhe nos põe a pensar que certamente os feios e anacrônicos postos de combustível não estavam planejados quando ele desenhou as novas calçadas, e quanto, dos belos desenhos foram subtraídos para se colocar bombas de combustível.

Comments (67)

aqua_man 03/08/04 09:00 …

Esses postos são realmente lamentáveis. Quanta politicagem não deve rolar aí… Houve um caso recentemente em Botafogo, que a associação de moradores conseguiu anular a construção de um.
Abraços!

jro 03/08/04 09:00 …

Bom dia, meu caro !!!

jro 03/08/04 09:02 …

Gostaria de voltar no tempo só para pegar aquele Karman Ghia branco…

JRO :-) )))))

jro 03/08/04 09:03 …

Karmann – com 2 enes !!!!!

:-) ))

eduardorj 03/08/04 09:04 …

Olá bom dia!

Linda essa foto, dá pra ter uma noção muito boa do resultado da execução do projeto.
Certamente a “brilhante” idéia de se colocar postos de gasolina no canteiro central, veio depois. Como diria o grande Adam Smith “A mão invisivél” agiu ali. :)
Belo trabalho por aqui e no /tumminelli

[]`s

faberpaganoto 03/08/04 09:05 …

aí que a gente vê como o verde faz falta…

lolita 03/08/04 09:10 …

nunca tinha reparado nos desenhos!

zelobo 03/08/04 09:11 …

E viva as bicicletas! :-) ))

sergioaraujo 03/08/04 09:17 …

nA MESMA EPOCA TAMBEM COLOCARAM NOVOS POSTOS NO ATERRO.
vEJA TAMBEM QUE NÃO EXISTIA A CICLOVIA.
ABS

alvarogabriel@openlink.com.br 03/08/04 09:37 …

Confesso que não sou fã de carteirinha do Burle Max com quem certa vez tive um arranca-rabo besta e ele se mostrou arrogante e destemperado. Mas não posso deixar de concordar com o André que, visto aqui de cima, esses desenhos do calçadão são simplesmente geniais.Geniais mesmo. O velho estava em outro patamar mesmo.

bikerio 03/08/04 09:52 …

Não tinha também a ciclovia né? Era estacionamento! Nem os postos de serviço, ou só nesse trecho?

gkomel 03/08/04 10:12 …

irado

bwanis 03/08/04 10:25 …

Que lindos os desenhos do canteiro central…
Eu nunca tinha reparado! E certamente está muito mais bonito assim do que do modo que está hj!
:) ))

rockrj 03/08/04 10:31 …

Muito interessante, hoje em dia a maioria dos desenhos estão obstruidos ou por camelôts ou por bancos de bares nas calçadas. Uma pena!

g_s 03/08/04 10:46 …

Estar de baixo, e com o postos… Não é a mesma coisa…

_guiga 03/08/04 11:19 …

Meu querido Leme!

g_s 03/08/04 12:17 …

Estar de baixo, e com o postos… Não é a mesma coisa…

jro 03/08/04 12:22 …

André,

Tem certeza de que é em 70?
Não pode ser em 72 – começo ?

JRO :-) )

jro 03/08/04 12:23 …

O que é aquela faixa lá no meio das pistas ?

tumminelli 03/08/04 12:38 …

Essa foto acho linda. O negativo deve estar estragando lá no predio da Bloch.

JRO,

essa foto deve ser mesmo de 70/71. é parte do livro sobre um balanço geral do Governo Negrão de Lima. E a faixa lá na pista, é a faixa de travessia de pedestre. Era vermelha com as faixas brancas.

:-) )))

andredecourt 03/08/04 13:08 …

A faixa de pedestres no Leme era feita por bloquetes exagonais, como os do estacionamento, só que eram feitos com algim tipo de corante, eles ficavam avermelhados e brancos, foram retirados na época do Rio-Orla em 1992, quando a ciclovia foi feita, e o Leme ficou apenas com duas faixas de rolamento em cada sentido, onde nessa foto é o estacionamento do calçadão da praia a calçada foi ampliada, e a ciclovia foi construída na faixa da direita.
Na outra pista a faixa da esquerda foi substituída por um estaconamento muito mal feito pois os carros maiores ficam com a ponta na faixa de rolamento sendo perigoso

wolfenson 03/08/04 13:40 …

não vi até a presente data 1 foto que não gostasse por aqui. :)

inhighfi 03/08/04 14:31 …

Ótimo flog!
Favoritado!

mvianna 03/08/04 14:37 …

Muito legal mesmo.

eduardo bertoni 03/08/04 14:41 …

Os postos esculhambaram o continuísmo dos desenhos do velho que, acho eu, se inspirou nas obras de Chagall e de Picasso.O resto, como dito acima, foi sepultado pelas mesas e pelas barracas dos camelôs. Uma lástima!

eduardo bertoni 03/08/04 14:44 …

Isto no tempo em que o Leme Palace Hotel era o “grande monstro” da Atlântica. Hoje os megahoteis, principalmente o Othon, acabaram com a harmonia da orla.

rbpdesigner 03/08/04 15:01 …

MARAVILHA!!!!!!!
[]s

riobus 03/08/04 15:52 …

eu me lembro desses blocos hexagonais

é amigos unidos mesmo… 158

jro 03/08/04 16:02 …

André,
Continuo com uma dúvida me atormentando.
Fiz 18 no final de 71 e tirei carteira no comecinho de 72.
Já devidamente habilitado, eu “fiquei” com o meu primeiro caso de paixão furiosa, que era o Dart novinho de minha avó.
Naquela época eram organizados campeonatos de arrancada no Leme, absolutamente ilegais, é claro.
Mas, me lembro de participar de alguns destes eventos, e isto era num Leme absolutamente vazio, com montes de areia ainda no lugar que seria a calçada.
?????

JRO :-) )

andredecourt 03/08/04 16:09 …

Zé Rodrigo no livro que tirei a foto está assim :

“A inauguração do trecho alargado do Leme (1.100 metros), a 16 de Setembro de 1970, antecipou para os Cariocas, e todos que participaram da controvérsia em tôrno do projeto, as notáveis vantagens do empreendimento…”

technomad 03/08/04 16:52 …

QUE MAASSA TEU FOTLOG
ONDE VC CONSSEGIU ESSAS FOTOS!???????

jro 03/08/04 17:02 …

Pois é, preciso rever minha memória…
Mas que tenho a lembrança dos montes de areia, isso tenho!

JRO :-) )

andredecourt 03/08/04 17:04 …

Zé Rodrigo, assume v/c fazia as arrancadas com 16 anos roubando o carro da sua avó !!hehehehehe

ze_lobato 03/08/04 17:35 …

Que coisa maravilhosa esses desenhos que agora estão ocupados pelas cadeiras dos bares como foram pelos postos de gasolina no canteiro central! Agora quem não deve estar gostando nem um pouco é o criador desses desenhos que foi chamado aqui de velho pelo EB e afinal é Burle Marx ou Max?
No site oficial e no da empresa dele, é Marx, fonte Google, e eu já certa vez tive essa dúvida!

andredecourt 03/08/04 17:42 …

Pois é seu Zé aqui em casa, os livros mudam o mome dele o tempo todo…..

andredecourt 03/08/04 17:50 …

mas acho que o certo é Marx

guermantes 03/08/04 18:30 …

Pouquinhos carros, né?

Saudades, tô sumida, trabalhando horrores e sem saco para a minha Duquesa.

Quando vai ser o nosso próximo chopp?

guermantes 03/08/04 18:56 …

Fechado!

E sem forfait, tá?

eduardo bertoni 03/08/04 19:00 …

O “velho” (carinhosamente) é Marx sem sombra de dúvida.

rioencantosmil 03/08/04 19:58 …

muito interessante o detalhe dos desenhos, não tinha pensado nisso…

é um pedaçinho mesmo do Morro da Conceição…rsrsrsrsrs…abraços…

felipejaguaribe6 03/08/04 20:15 …

Muito legal, parece o mesmo bairro de hoje só diferenciado pelos carros antigos.

joelmarinho 03/08/04 21:53 …

uma foto do tempo do MILAGRE…!!!

- estive lendo um comentário seu no JRO e não resisiti: O André é muito chique…: prefiro as de farol redondo !!

jro 03/08/04 22:03 …

As conversiveis sempre tiveram este farol, e isto desde 1957.
Farol redondo só nas cupes, as Gullwings.

JRO :-) )

heilborn 03/08/04 22:06 …

Eu queria voltar no tempo pra dirigir uma veraneio.

(Não havia postos, ciclovia…) nem quiosques.
Só carrocinha de Geneal.

andredecourt 03/08/04 22:07 …

Veraneio..veio no lugar certo o Jason ou o /jro descolam uma prá v/c !!

leflaneur 03/08/04 22:24 …

Os postos foram feitos no afã nacionalista de se colocar a petrobras por toda a orla. Ela tinha prioridade na contratação com municípios e estados. Absurdo os postos? Não sei, são funcionais. Carrocinha de Geneal e só, Heil está coberta de razão! Aquela menina é um cromo, ela fica passada, toda vez que a encontro, tiro fotos e mais fotos.

andredecourt 03/08/04 22:26 …

O problema grande lafla é que eles são muito próximos do mar, eu não abasteço ali de jeito nenhum e vários amigos que o fizeram tiveram problemas com seus carros !

leflaneur 03/08/04 22:29 …

É de fato, eu não uso tb. Mas é bom para turistas.

Ela é uma mistura de Maria Callas com uma certa latinidade. É o rosto mais anguloso e perfeito que já vi. Mas não se dá conta.

heilborn 03/08/04 22:30 …

André, me lembra de te contar uma `barbaridade` sobre o Angu do Gomes. Mas só vale pessoalmente.

Jura que ainda tem veraneio por aí? Uau! O Zé disse que tem mais uma, do Ricardo C.

To virando Maria-Diesel!

andredecourt 03/08/04 22:33 …

Diesel não Motor Brasil !! hehehehe

fkremer 03/08/04 22:45 …

A foto é ótima !! Gostei de ver os carros.. o onibus.. muito legal ver essas fotos de um Rio que eu não conheci!
Abraços!

moshe342 03/08/04 23:05 …

Ainda bem que existe a fotografia e a história prá registrar tâo belos e saudosos momentos como este da foto.
Um abraco

susie_ 03/08/04 23:34 …

suas fotos são maravilhosas …

susie_ 03/08/04 23:35 …

digo … gosto das fotos que vc seleciona …acho mto legal … colocar essas fotos e contar um pouco da história …

abk 03/08/04 23:55 …

É relamente uma pena que não tenha sido mantido o projeto original de paisagismo,Andre.
Bonito registro esse que você postou.
Abração.

ccarriconde 04/08/04 00:29 …

Que maravilha e que pena!!!!!

André tenho uma foto antiga de Copacabana. Estou sem scanner. Um hora você podia vir aqui conhecer. O copacabana pediu para publicar lá mas sempre esqueço de mandar digitalizar.

lua_sob_rj 04/08/04 01:10 …

Adorei essa foto André, parece uma pintura…..
bjs,
Gisele

eduardo bertoni 04/08/04 05:04 …

repara na revista a grande emoção da época:
o teste comparativo entre o Chevette SL e o
Prêmio CS…é de arrepiar…

eduardo bertoni 04/08/04 05:14 …

JRO,
A que foi pelo e-mail é conversível ano 1961 e tem farol redondo.
Será uma série especial para as normas americanas? Se bem que a placa não é americana…

andredecourt 04/08/04 08:47 …

Tem cara de ser “american” a que v/c me mandou

bakana 05/08/04 02:15 …

Muito bom, eu que sempre frenquentei a praia do leme, é bom ver como é que era. E sinceramente, eu nunca tinha reparado na interligação desses desenhos. É uma obra de arte.*~]

gabriel_andrade 05/08/04 18:08 …

André, gostei muito desta foto, realmente o Marx fez um bélo trabalho!!!
Quando tudo esta mais novo sempre é ótimo depois se não cuidam cai!!!
Hoje em dia uma coisa q me incomoda bastante é a fachada de alguns prédios onde os proprietarios colocam insulfilm nas janelas e fica cada andar de uma cor diferente sem contar com os aparelhos de ar-condicionado!!!
abs.

gabriel_andrade 05/08/04 18:08 …

André, gostei muito desta foto, realmente o Marx fez um bélo trabalho!!!
Quando tudo esta mais novo sempre é ótimo depois se não cuidam cai!!!
Hoje em dia uma coisa q me incomoda bastante é a fachada de alguns prédios onde os proprietarios colocam insulfilm nas janelas e fica cada andar de uma cor diferente sem contar com os aparelhos de ar-condicionado!!!
abs.

henrique 05/08/04 19:38 …

Fantástico, Roberto!!!!

henrique 05/08/04 19:39 …

Concordo plenamente com o Gabriel Andrade!!!!

henrique 05/08/04 19:49 …

Desculpe, Andre….. Grande Andre!!!!!
Pensei que eu estava no Flog do Tumminelli…..coisas de quem passou dos 50…rsrsrs!!!

AndreM 26/11/05 19:58 …

Desta vez serei voto vencido pois achei os desenhos na calçada muito feios e sem graça nenhuma. Hoje está muito mais verde com as árvores já crescidas, muitas amendoeiras. Acho, também, que o estacionamento era muito melhor do que a ciclovia que deveria ter sido feita do lado da areia. E os postos na beira da praia são muito bacanas, melhor do que um calçadão estéril e sem função. Minha opinião diverge neste caso.