Posto III, 1919

andredecourt's photo from 9/1/04

Freqüentadores da praia de Copacabana em 1919, aos que foram na nossa exposição no Metrô Siqueira Campos podem comprovar que estas roupas de listas eram praticamente obrigatórias para os banhistas nos anos 10, há também meninas vestidas com roupas de banho ao estilo marinheiro, matronas cobertas literalmente até a cabeça, e no fundo se destacando duas construções, a primeira é a casa de James Darcy, que estava recém construída nessa época, pois ela aparece num dos postais do Carlos Cattoi já publicados aqui e que fazem parte da exposição cercada de andaimes e aparentemente sem telhado, os cartões do Cattoi são de um período entre 1919 e 1920.
James Darcy foi diretor do Banco do Brasil e Consultor Geral da República, seu sobrinho neto nos contou que o homem era possuidor de vasta cultura, e um dos andares de sua casa era destinado quase exclusivamente a sua biblioteca, em breve na exposição teremos uma ampliação inédita dessa casa oriunda dos arquivos da família do Sr. James, a casa ficava na esquina da Av. Atlântica com Figueiredo de Magalhães onde tinha sua numeração sendo a número 1 da rua, e foi demolida em 1953.
Mais junto ao pessoal, vemos o hotel Londres, de história contada aqui várias vezes, inaugurado em 1919 e demolido em 1952 pela especuladora Predial Corcovado.

Foto extraída de um velho livro de Dunlop ha muito esgotado
Comments (34)

jro 9/1/04 8:56 AM …
Bom dia Andre.
Quem é voce ai neste animado grupo????
JRO :-))
aqua_man 9/1/04 9:01 AM …
Bom registro esse. O que é a modo, não é meu caro… Listras e jardineiras, todo mundo queria ter um. Vou passar na exposição quando estiver no Rio!
Grande abraço, André!
andredecourt 9/1/04 9:04 AM …
Eu não estava no grupo não Zé Robrigo, bebericava uma Sec. XVIII no bar do Hotel Londres !
natureco 9/1/04 9:06 AM …
Incrível André. Me amarrei nas construções ao fundo. Leu no globo sobre fotos inéditas do filho do Augusto Malta?? Até guardei a revista.
Abçs.
cpessoa 9/1/04 9:16 AM …
Estas fotos antigas estão muito legais. Estou adorando… hoje passei na estação Siqueira Campos e dei uma olhada nas fotos. Infelizmente, não pude ficar mais pois já estava atrasada para o trabalho, mas adorei as fotos. Só queria ter apreciado por um pouquinho mais de tempo.
leflaneur 9/1/04 9:39 AM …
O mais legal é que vcs identificam os moradores das casas, e sua breve biografia. Isso é fantástico! Eu, por exemplo, nunca tinha sabido que os Paranaguá haviam morado em Copa. Para mim eram ilustres moradores do Flamento desde o tempo da Independência…
photograph 9/1/04 9:42 AM …
Bom dia!
Quando olhos essas fotos antigas de Copa, fico imaginando como deveria viver nessa época, onde era (e ainda é um pouco) tudo bonito, com poucas casas, muito verde…
Eu viajo!!
Abs.
[email protected] 9/1/04 9:49 AM …
Destacando-se no grupo há uma figura fantástica quase mitológica que é o terceiro homem, da direita para a esquerda. Estou falando justamente dessa figura janota, de chapéu de palha e gravatinha borboleta que olha fixo para a câmera. Ficou aqui devaneando sobre ele: quem seria, o que fazia, onde morava, o que sonhava…Podem até dizer que tem outras personagens interessantes na foto mas como essa figurinha que parece saido da pena de J. Carlos, duvido. Reparem no detalhe da posição dos braços e da perna. É ou não é um atêntico carioca ?
andredecourt 9/1/04 9:52 AM …
hehehehe sabia que alguém ia se ater na figurinha de chapeu de palhinha, gravatinha borboleta e paletó escuro em plena praia !!!
Alvaro nessas fotos dos anos 10 e até muitas dos anos 20 uma figura de roupas não praianas sempre aparece nessas fotos, agora não me pergunte se era gente que tinha vergonha, conhecidos do bairro que viam o pessoal e entravam na areia para conversar e acabavam sendo fotografados, ou era mesmo janotisse ???
leflaneur 9/1/04 9:55 AM …
Tenho certeza que as pessoas de gravatinha borboleta e chapéu de palhinha eram os ratos de praia ou os tarados de plantão, que depois transferiam seu escritório para as fileiras vazias do cinema, que mulher honesta não frequentava sozinha.
riobus 9/1/04 10:53 AM …
será que todos se conheciam?
rockrj 9/1/04 11:33 AM …
Esplendida!
Ao fundo ve-se o Morro do Cantagalo, onde subi várias vezes, e tirei muitas fotos. Pena que já não tinha essa vista da praia… Abs
Antolog 9/1/04 11:40 AM …
Para pegar um bronzeado era muito difícil com estas roupas… Queria ver hoje, um sujeito de terno na praia… seria muito engraçado.
abk 9/1/04 11:41 AM …
Muito interessante essa foto que retrata esses banhistas dessa época,André.
Um grande abraço para você.
dannie_witchery 9/1/04 11:44 AM …
AMO fotos antigas! Com certeza vou dar uma passada lá… Sempre que vejo alguma foto do Rio antigo, fico que nem boba olhando os mínimos detalhes…
antigos 9/1/04 12:28 PM …
Ok, ok.
Você venceu.
Não nego isso…
tumminelli 9/1/04 1:07 PM …
Acho essa mistura de trajes a coisa mais bizarra dessa época. principalmente para uma praia.
Aquela foto lá da expo e outras e que tem aqui no album de familia mostra bem essa mistura louca.
:-))))
maluara 9/1/04 1:08 PM …
Fui ver a exposição no meio da semana passada, e adorei!!!
Parabéns pra vc e pro Roberto Tumminelli pelo belo trabalho!!!
Tenho recomendado a amigos, principalmente aos que moram em Copacabana!
Beijos,
Maria Luiza
Sergio Luis dos Santos 9/1/04 1:27 PM …
André,
Obrigado pela informação sobre o Coral e Scala. Pode ser que funcione, mas se a “redondeza” não ajudar… Cadê a limpeza, a segurança, o estacionamento, e isso e aquilo…
Bem, vamos torcer para que não seja a destruição do Coral em pequena Escala (não resisti ao trocadilho “ecológico”…)
andredecourt 9/1/04 1:32 PM …
hehehehehe
eduardo bertoni 9/1/04 5:10 PM …
Esta casa do Darcy ficava onde está o Ed. Vesper ou onde está o Camões antes da casa de praia dos Guinle?
/andredecourt 9/1/04 5:16 PM …
ficava do lado oposto da casa dos Guinle, não sabia que o nome do edifício era Vesper !
[email protected] 9/1/04 6:51 PM …
Confirmado.É onde fica o Ed.Vesper.Como a entrada principal era pela Figueiredo Magalhães, o endereço era F.Magalhães nº 1.Foi construída inicialmente com dois andares e, anos depois, foi-lhe adicionado mais um.
andredecourt 9/1/04 6:55 PM …
Luiz então a obra que nós temos é a construção de seu terceiro pavimento, pois nessa foto podemos observar que ela já possui 3 andares
sergioaraujo 9/1/04 7:50 PM …
qUE BELEZA DE FOTO
abs
carolrosachoque 9/2/04 12:10 AM …
Seu flog é maravilhoso, adorei, adicionado!!
Bjos
cpessoa 9/2/04 8:19 AM …
André, com certeza voltarei lá para ver todas as fotos, com bastante calma. Parabéns mais uma vez pelo trabalho.
Nig 9/2/04 8:21 AM …
André esse material que vc tem é maravilhoso, por acaso vc tem algo sobre a zona Oeste? Além daquelas fotos do Recreio que vi lá atrás? Às vezes eu acho que a cidade não foi suficiente registrada, tem coisas que se perdem mesmo…
Abraços
Sergio Luis dos Santos 9/2/04 9:04 AM …
André, por favor. O nome da máquina é este mesmo?
Camera: Other: De Lorean DMC 12 Brown Model
Eu pensava que o “honestíssimo” suiço havia criado o nome do carro e não o copiado de uma máquina fotográfica… Vejam só! Até nessa hora o cara deu uma “roubadinha”?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 55 = 58