andredecourt's photo from 9/22/04

Rua Pinheiro Guimarães, início dos anos 70.
Vemos nessa foto o prolongamento da rua Pinheiro Guimarães, planejada nos anos 40, mas só executada nos anos 70, pois se tornou vital com a duplicação do túnel Velho.
A rua Pinheiro Guimarães só ia até a rua Gal. Cornélio de Barros, muito mais uma travessa que rua.
Esse prolongamento foi planejado pelo Reidy como parte do sistema de ligação Glória-Lagoa, é importante mencionar que o Rebouças teve seu plano nessa época, muitos o associam a Carlos Lacerda, mas ele foi planejado no início dos anos 50,  como o Santa Bárbara foi nos anos 20, nos anos 60 é que foi criada a Linha Vermelha e o Rebouças transformado em uma parte dela.
A ligação Glória-Lagoa, abrangia uma grande PA, com o alargamento de algumas vias do bairro de Botafogo e o prolongamento de outras.
Cabe a ela, a criação da rua Prof. Álvaro Rodrigues, com a largura de seu trecho inicial, e o alargamento das ruas Mena Barreto e Visconde Silva, com as larguras encontradas só atrás do prédio de Furnas e no Largo do IBAM, talvez por questões financeiras para as desapropriações, nem a rua nova do projeto a Prof. Álvaro Rodrigues foi contemplada com o alinhamento previsto.
O projeto ainda incluía o alargamento da rua Humaitá tal como conhecemos hoje, da São Clemente, na mesma largura da Humaitá, continuação da rua Visconde Silva, além da rua Macedo Sobrinho, esse executado, e a regularização do PA das ruas Real Grandeza e General Polidoro.
Esse projeto nunca mais será concluído pois vários imóveis do bairro de Botafogo se encontram hoje tutelados, o que é muito bom, mas também nos faz refletir, se nos anos 40 o grande urbanista que foi Reidy, falava que toda essa adequação viária era fundamental para cidade, pois ele considerava que Botafogo era uma rolha, o que acontecerá, com as vias ultrapassadas em pelo menos 60 anos, num dos bairro que mais se constrói e se especula imobiliariamente na Zona Sul, onde até bens tombados foram derrubados de forma criminosa pelas construtoras e proprietários mal intencionados, como o caso da bela casa que ficava na rua Real Grandeza, entre a São Clemente e Voluntários !

Comments (22)

rockrj 9/22/04 8:05 AM …

Mais uma bela aula da história de nossa cidade.

leflaneur 9/22/04 8:07 AM …

Botafogo não existe. As Prefeituras transformaram o bairro num inferno. Autorizam a construção de prédios multi-mega-familiares em ruas onde existiam 8 casas, 6 casas, unifamiliares. A rua só tem trânsito para um carro. As galerias de esgoto para aquela demanda (as vezes nem isso). Botafogo, um dia, vai sumir num pântano, fazer glub glub e afundar. Vai sobrar apenas o Largo dos Leões. Porque a Favela Dona Marta, essa cresce à vontade, desestimulando novas construções na área. Não fosse isso tvz o consulado de Portugal já tivesse tido o destino da Embaixada da Argentina.

pmmc 9/22/04 8:16 AM …

!!!!!!

alvarogabriel@openlink.com.br 9/22/04 9:57 AM …

Quanto mais eu ouço o André nessas “histórias da nossa terra” mais eu me pergunto se essas mazelas todas são exclusivas das capitais brasileiras ou o mundo todo padece dessa especulação desenfreiada e predadora. Evidente que em capitais como Paris, deve ter havido muito especulação também. Só que tem um detalhe: lá a turma vai para a rua e quebra o pau. Já aqui…

garanhuns 9/22/04 10:24 AM …

Putz… Aqui dá mesmo para conhecer o Rio a fundo.

Há pouco tempo, quando li um livro que mostrava um pouco do Rio dos anos 50-60, principalmente a cena paisagistica daquela epoca, fiquei interessado em conhecer mais.

veriserpa 9/22/04 11:49 AM …

cada dia que passa aprendemos mais sobre o Rio …. bjs

betotumminelli 9/22/04 11:56 AM …

Por pouco a gente não posta a mesma rua… vou te mandar uma foto da SURSAN da PM depois de pronta…

:-) )))

pedrofontes 9/22/04 1:08 PM …

A turma que quebra pau somos nós, cara pálida…

jro 9/22/04 4:58 PM …

Que bela casa foi esta ?

JRO :-)

andredecourt 9/22/04 5:10 PM …

Era uma casa que ficava ali do lado do finado Das Choppen, que depois virou Sachmo Bar, do outro lado da esquina da Real Grandeza com rua Camuirano.
Mas alguns anos atrás houve também a demolição de dois sobrados tombados do outro lado da rua onde hoje é um estacionamento chinfrim, e o pior demoliu-se para deixar aquele estacionamento pois o alinhamento do PA ali é muito grande e não dá para construir nada, o terreno literalmente é dentro do afastamento proposto

betotumminelli 9/22/04 5:12 PM …

Putz…
Das Schoppen??? Altos porres… alçtas noitadas… nem é bom lembrar desse passado…

:-) )))))))))))

bemaia 9/22/04 5:36 PM …

Não, do fundo do coração mesmo…hehehe
Beijos, Bê.

soso 9/22/04 8:04 PM …

essa rua é pertinho da minha casa , passo sempre por ela

abraços!!!!!!

jaymelac 9/22/04 8:51 PM …

Gostei da definição “…Botafogo é uma rolha…”. A especulação imobiliária em nossa cidade é simplesmente criminosa e atinge este bairro de forma cruel…

Abraços, Jayme

kasersose 9/22/04 9:40 PM …

… all my friends have Porches…

leflaneur 9/22/04 9:50 PM …

480 mil… absurdo… mas os apartamentos são o que há… sem garagem, no entanto..

leflaneur 9/22/04 10:08 PM …

São 4, grandes. E tem ante salas, lobbies e até um armário de adega… todos com pé direito altíssimo, chão de madeira corrida, varandas de ferro, mas sem garagem…

lucia 9/22/04 11:10 PM …

Acho que pela primeira vez você disse que gostou de uma foto!!! ;) )
bj

heilborn 9/22/04 11:30 PM …

Fala da Rua Goethe, então. Meu escritório, até 3 meses, era lá. Um oasis que começa na Conde Afonso Romano.

jaymelac 9/22/04 11:41 PM …

Você escreveu:
Jayme o impressionamte é que depois daquele boon nos anos 80 onde o bairro quase entrou em parafuso, virando um obstáculo entre o Centro e o resto da Zona Sul parece que com o avanço do Metrô para Copa o que aliviou o transito em Botafogo as construtoras viraram suas baterias para o bairro.
Os novos “horizontes” para a especulação é a região da Visconde Silva e te garanto que em poucos anos a área da Fernandes Guimarães e Arnaldo Quintela !!

Respondo:
Além dos “Vampiros” nossa Prefeitura lida com pelo menos duas Máfias: a dos Transportes e a da Construção Civil. Acho que as duas primeiras são anjinhos se comparadas à última…

Abraços, Jayme

carolrosachoque 9/23/04 12:41 AM …

Linda a foto!!! Sempre muito interessante ler seus textos e conhecer um pouco mais do Rio através deles. Helena Ramos era uma das musas da pornochanchada rs o pessoal viva pedindo pra mim colocar foto dela lá ;-P
Bjão

rbpdesigner 9/23/04 12:45 AM …

muito bacana!!!
[]s