andredecourts foton från 2005-07-28

Mais um croqui do Plano Agache, essa seria a praça do Castelo, no final da Av. Presidente Antônio Carlos, pela posição do planta poderiamos identificar as esquinas, a rua à direita possivelmente seria a Pres. Antônio Carlos, e a à esquerda a Av. Al. Barroso, onde hoje não há nada, apenas a praça dos Expedicionários abandonada, e um grande terreno baldio, com restos do morro do Castelo.

Comments (22)

jban 2005-07-28 11:07 …

Eu tenho em algum lugar uma outra gravura da praça do castelo, mas ainda não consegui achar. É uma das clássicas, coloridas que mostram os edificios e os automóveis…

rodperez 2005-07-28 11:13 …

“O futuro Rio de Janeiro”

muito bom isso

AG 2005-07-28 11:30 …

Gente, não me canso de achar que Herr Agache, de quem não tiro a competência, tinha um pezinho em terras germânicas dos anos 30.
Esse lugar aí bem poderia ser chamado de Kastelo Platz.
Com certeza é exagero meu; diria até ignorância mesmo em matéria de arquitetura, principalmente as tendências da época.
Mas que me faz lembrar aquelas maquetes oníricas que a gente vê o Albert Speer apresentando ao Fuhrer Adolf, isso faz.

natureco 2005-07-28 11:57 …

Iria ficar show de bola mesmo!!.
André, outro dia tirei foto daquele prédio da UFE na av. Brasil. Acho que ele não vai durar muito não… :)
Abçs.
Luiz.

missdoubtfire 2005-07-28 12:09 …

me encantei com esse flog!!!

Milu 2005-07-28 12:12 …

Na planta baixa até tinha alguma graça.
Mas na vista é tudo igual. Que coisa mais fria!
http://fotolog.terra.com.br/cartepostale

leflaneur 2005-07-28 12:31 …

Nem tudo que se mostrava ao Fuhrer era feio. Não que eu ache isso bonito, não gosto dos prédios, mas o plano em si, não acho ruim não… Antes que me chamem de nazista, esclareço que não sou. Se tem uma coisa, aliás, que eu detesto é uma classe média excitada com ideologias… Mas não se pode repudiar tudo: Wagner, por exemplo; aquela cineasta, esqueci do nome… As paradas militares, que eu acho o fim da picada, totalmente URSS por anos…

AG, o problema desses planos é quando eles saem do papel. Eu gosto da cidade portuguesa, que cresce torta, eladeirada, com casas de porta e janela na esquina do palácio do barão. Mas é meu gosto. E gosto é que nem besouro: tem de tudo que é jeito e tamanho, não sabe voar e tá sempre sozinho.

Luiz D´ 2005-07-28 12:57 …

Um jeito “pesadão” demais!
http://fotolog.terra.com.br/luizd

Rafael Netto 2005-07-28 13:13 …

A região da Praça do Expedicionário é um monumento ao disparate que foi a “reorganização” da área. OITENTA E TRÊS ANOS após a derrubada do Morro ainda existe um terreno vazio!!!
Logo ali do lado, metade da área do Fórum também só foi ocupada recentemente.

tumminelli 2005-07-28 13:55 …

Continuo a afirmar… horrivel. Estranhamente as construções grandes são tipicamente marcas de ditaduras. E nesse época o Brasil ainda não tinha caido na ditadura Vargas.

Isso me lembra muito a maquete da Berlin de Hitler do pós guerra. A Berlin sonhada por ele e por Speer.

Muito feia.

:-) ))

joelmarinho 2005-07-28 13:56 …

figurinha carimbada !!!!

tumminelli 2005-07-28 14:51 …

Ah,

eu esqueci. A cineasta que o Lefla falou acima que não lembra o nome deve ser Leni Riefensthal.

:-) )

andredecourt 2005-07-28 15:43 …

deve ser ela mesmo

rafael 2005-07-28 15:52 …

o rio segundo o plano agache ficaria muito bonito,sim,com um planejamento que se opõe radicalmente à cidade colonial que era o rio nos seculos passados,desorganizada e de ruas estreitas e íngremes.Porém,com essa beleza,o plano agache acabaria trazendo também uma sobriedade que é difícil de conferir à cidade do rio de janeiro.O Rio viraria uma capital com ares europeus,não mais pela belle epoque de passos,no princípio do séc.xx,mas pelo estilo escolhido por agache,que tem certa semelhança com o do filme “metropolis”na minha humilde opinião.Mas fica aqui uma pergunta pro criador do flog:essa cidade,com o crescimento do tráfego,não poderia vir a se tornar obsoleta e incapaz de fazê-lo fluir de maneira satisfatória,caso tivesse saído do papel???Havia também nesse plano agache algum planejamento referente à um transporte de massas(leia-se metrô)???
1 abraço,o flog está cada dia melhor!!!!

andredecourt 2005-07-28 16:53 …

Rafael, já citei isso a uns post’s atrás, estva previsto não só o Metrô, grande parte da linha um foi traçada nessa época como a construção de uma grande estação centralizadora, de todos os ramais ferroviários e metroviários na praça da Bandeira, seria maior que a Central, a Pres. vargas também seria muito maior iria do caes da Alfândega até Madureira, cortando todos os subúrbios, bem ou mal foi feito até a UERJ que é a Radial Oeste, também era previsto a Av. Brasil, o Santa Bárbara e o Túnel rua Uruguai-Gávea

andredecourt 2005-07-28 16:55 …

Ah é, além da ligação com Niterói e com a Ilha do Governador

Ana Clara 2005-07-28 16:59 …

André,desculpe o off topic mas sequestraram o blog da Cora,você sabe de alguma coisa?

andredecourt 2005-07-28 17:36 …

Ana, não sei de nada não….

AG 2005-07-28 21:49 …

Enquanto os meus sandubas estão torrando ali no Black & Decker deixa eu dizer uma coisa. O que mais me agride nessas construções do tipo “catequisadoras” é a grandiosidade supérfula. Mais do que abrigar pessoas com conforto e bom gosto, essas edificações massacrantes querem mostrar aos passantes que quem as fez é poderoso, irremovível, indestrutível.

E olha, não é só os nazistas que pretendiam fazer isso não; entra na Catedral de São Pedro em Roma, de preferência vazia, e você vai tomar uma paulada na cabeça; e depois vai cair esmagado por aquela grandiosidade perdulária.

Sempre que eu passo ali em frente ao antigo Ministério da Guerra, do lado da Central do Brasil, me sinto acusado de fraco, omisso, traidor. Fico arrasado.

Eu sou assim, vai se fazer o que ?

rafael 2005-07-28 23:58 …

caro andre,agradeço os esclarecimentos,não sabia sobre essas coisas q eu perguntei,acredito q devo ter perdido essa parte nas fotos postadas anteriormente……
espero não estar sendo chato nem incômodo,mas gostaria de fazer mais perguntas.Como iria ser a ligação com a ilha do governador e com niterói,com pontes ou com algo subterrâneo???eu soube que antes da construção da ponte rio-niteroi foi feito 1 projeto no qual as 2 cidades seriam ligados por 1 tunel subterrâneo,nos moldes do que hoje é aquele tunel que liga a inglaterra á frança,sob o canal da mancha(esqueci o nome…).esse projeto tb seria do sr.agache,ou é anterior a ele??
havia além da linha 1 do metrô,alguma outra linha idealizada pelo agache???
espero não estar sendo inconveniente ao fazer tantas perguntas,mas estou as fazendo por que realmente me interessei por esse projeto,o plano agache
obrigado
1 abraço,andre

andredecourt 2005-07-29 00:43 …

Rafael, longe de chato, que isso, o importante é participar !!!!

Quanto a ser subterrâena ou não a ligação com Niterói, no plano Agache, vou ser sincero, não sei, houveram vários planos, mas por alguma breve lembrança acho que seria por baixo d’água partindo da praça XV, nos moldes dos túneis que ligam Manhatan ao continente.

Já sobre o Metrô só sei sobre a linha 1, pois foi a que o meu pai trabalhou, e ouvi comentários, de demais linhas não posso te informar com segurânça

Marcelo Almirante 2005-07-29 02:08 …

O Agache queria mais uma vez massacrar a nossa traidção, a nossa cultura, nossa origem portuguesa, com certeza.

Uma sociedade sem tradições ou “parâmetros”, é muito mais fácil de ser controlada e recolonizada por valores estranhos.

O Morro do Castelo foi a nossa bomba de Hiroshima.