andredecourt's foto van 3-1-06

Copacabana segunda metade dos anos 20.

Vemos nessa foto tirada certamente do morro da Babilônia, possivelmente da velha estrada Real, atual ladeira do Leme, uma visão parcial do bairro.

Em primeiro plano vemos a praça Cardeal Arcoverde, antiga Sacoponepam, ainda sem ajardinamento e servindo de canteiro de obras para a urbanização das ruas vizinhas, que tiveram grande impulso nos anos de 1927 e 28.

O morro do Inhangá ainda não tinha sido urbanizado, as ruas Gal. Azevedo Pimentel e Gal. Barbosa Lima, não existiam nem como trilhas.

A total ausência de construções de um lado da rua Barata Ribeiro causa a ilusão ótica que a mesma faz uma abrupta curva e segue em direção ao mar, quando na realidade temos ali a rua Inhangá, continuando a Barata Ribeiro seu trajeto, nessa época até a rua do Barroso, atual Siqueira Campos, onde era interrompido, só voltando após a rua Constante Ramos com o nome rua Pereira Passos, já no início dos anos 30 os dois trechos já tinham sido unidos mas com grandes diferenças no urbanismo.

Na Av. Atlântica a grande construção que vemos sobressaindo sobre as demais, é um dos primeiros prédios da orla, construído em 1924 pelo engenheiro Eduardo Pederneiras, e de propriedade dos capitalistas Rocha Miranda, Filhos & cia. Que ficava na esquina da Atlântica com rua do Barroso, hoje Siqueira Campos.

No fundo da foto podemos ver os morros da área militar do Forte de Copacabana hoje invisíveis pela grande massa de prédios construída nas últimas décadas.

Foto da coleção do amigo Francisco Patrício

Comments (19)

Rafael Netto 3-1-06 7:30 …

A ocupação do bairro é impressionante, considerando que poucos anos antes não havia nada. Guardadas as proporções, parece o que houve na Barra entre os anos 80 e 90… esse expansionismo desenfreado não é de agora.

Os dois trechos da Barata Ribeiro têm diferenças no urbanismo até hoje!!! Até a Siqueira Campos a rua tem arborização “passeana”, daí pra frente o alargamento da rua levou as árvores embora.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

leflaneur 3-1-06 7:32 …

Que loucura… Olha a Rua Inhangá… André, essa foto é o máximo!

PS: Lucia, AG… obrigado. Vindo de vcs é que faz ser bom.

luiz_d 3-1-06 7:46 …

André, permita-me discordar, se é que entendi bem, de parte do texto, onde você diz que a Barata Ribeiro se interrompia na Siqueira Campos e só voltava após a Constante Ramos, isto até o início dos anos 30.

Meu avô morava numa casa na Barata Ribeiro, a de nº 593, construída em 1920 (nos anos 40 construiu a casa no terreno ao lado, a de nº 589, cuja foto já foi postada no meu fotolog).

http://fotolog.terra.com.br/luizd

andredecourt 3-1-06 7:53 …

Luiz, essa é a informação que eu tenho, já vi fotos também dessa interrupção, mas certamente os terrenos alinhados para essa junção devem ter sido vendidos com esse trecho ainda de terra e sem urbanização, dei início dos anos 30 como uma prazo extremo, bem possível que em 1928/29 esse trecho já estivesse em obras de urbanização.

Numa das fotos do Carlos Cattoi de 1919, que está no arquivo, vemos todo esse trecho tomado por uma irregular trilha

jconde 3-1-06 7:55 …

Show essas fotos e esse texto
Realmente aquela época era uma maravilha

luiz_d 3-1-06 8:25 …

André,
o presente de casamento de meus avós, em 1919, foi o terreno para a construção da casa, inaugurada em 1920.

Por curiosidade, veja a foto do trecho da Rua Barata Ribeiro, entre Dias da Rocha e Raimundo Correia, em 1931, em http://ludaol.multiply.com/photos/photo/11/1.jpg

andredecourt 3-1-06 8:37 …

Luiz aqui está a foto mais ou menos da época que seus avós ganharam o presente de casamento http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=7258410

jban 3-1-06 9:47 …

André,

Show de bola ! Execelente foto! Ali atrás, no meio das casas, era o terceiro morrote ?

edubt 3-1-06 11:19 …

Da Via Lagos a gente vendo Iguaba ao longe (depois de Araruama, bem depois), é uma visão muito parecida com essa.

:-) )

luiz_d 3-1-06 11:43 …

Iguaba vai se transformar na nova Copacabana!

Dizem que uma réplica do Copacabana Palace será erguida bem em frente à réplica da Praça Eugenio Jardim.

Mr. TuTu está abusando da Hemo-Kola.
http://fotolog.terra.com.br/luizd

analuciafrusca 3-1-06 11:43 …

Incrível paisagem!

Concordo com o Rafael. Copacabana ocupada por construções em pouquíssimo tempo. Assim como aconteceu com a Barra, muito tempo depois, só depois da década de 70.

Essa foto está maravilhosa! Quem dera tivéssemos a visão desse panorama hoje!

beijos

jban 3-1-06 11:45 …

Quer dizer que Copacabana dos anos 20 era igual àquela zona que estão Iguaba, Iguabinha, Araruama e outras melecas do gênero…????? Meu deus….

AG 3-1-06 12:52 …

A foto é precisosa.
E me espantou que a atual Praça do padre Arcoverde, já se chamou Sacoponepam. É uma pena que os homens públicos troquem o nome das coisas ao sabor dos seus interesses. Sacoponepam, ainda que difícil de dizer, e mais ainda memorizar, é muito mais importante culturalmente do que o que lá está hoje. Dirão alguns que o pernambucano Joaquim Albuquerque Cavalcante foi o primeiro cardeal brasileiro. E daí, pergunto eu ? Quem foi o primeiro rabino brasileiro ? E o primeiro Pai de Santo ? E o primeiro Pastor Anglicano ?

Taí, gostei do nome; a partir de hoje só vou chamar aquela estação do metrô de Copacabana de Praça Sacoponepam.

jason_1900 3-1-06 13:41 …

Cáspite, como a Inhangá era larga!

Mauro_AZ 3-1-06 13:47 …

Que foto! Comecou o ano botando pra jambrar!

AndreM 3-1-06 18:22 …

Acho que o nome correto é Sacopenapan. Acho!

leflaneur 3-1-06 19:02 …

É Sacopenapã. Se não me engano era esse o nome da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Luís Felipe Pires 3-1-06 20:22 …

André, eu moro na Rua Inhangá ,exatamente onde está essa casa á esquerda ! Essa é a melhor foto antiga que já vi da minha rua ! Vou precisar dela em alta definição ! :-)

esanchez 26-2-06 12:24 …

Acredito que o que lemos e vemos neste espaço não pode ser encontrado em nenhum outro lugar.. os comentários que aqui leio são tão interessantes e elucidativos quanto as próprias fotos… que este lugar permaneça para sempre como um preservador da memória desta cidade.
Isso aqui é uma verdadeira missão!
Sou carioca no coração e adoro esta cidade!