andredecourt's Foto von 30.03.06

 

Ontem Liuz Darcy em seu fotlog colocou uma bela foto aérea do posto VI no início dos anos 30 ( http://ubbibr.fotolog.com/luiz_d/?pid=16193276 ).

A foto além de muito bonita, guarda um detalhe na minha opinião de grande interesse, todos os que frequentam os flog’s sobre o Rio antigo, ou até mesmo de já lerem em jornais, sabem sobre o Plano Agache que determinava que os prédios com mais de 5 andares na orla de Copacabana deveriam ir recuando para o fundo do terreno, até o gabarito máximo que era de 8 andares.

Sabemos que o Ed. Guarujá e o Ed. Ferrini foram exemplos dessa legislação, o primeiro hoje é um flat para a terceira idade e teve em seus jardins um prédio construído no final dos anos 60 e o segundo foi demolido nos anos 70.

Mas a foto do Luiz mostra algo em seu canto direito na minha opnião revelador, descobri esse detalhe há alguns meses e fiquei impressionado, o meu post de hoje é sobre esse detalhe, o qual posto uma aproximação para não haver dúvidas.

Vemos na imagem dois prédios na Av Atlântica o primeiro à direita já está construído e ao seu lado outro prédio sobe nas estruturas. Peço para que vc’s reparem na frente dos dois.

O que vemos são jardins, no prédio pronto esse detalhe então é flagrante, vemos os jardins e a entrada do prédio com pé direito maior e marquise, e no em construção vemos só árvores e um portão, não há casa, o que significa que o prédio também será alinhado com o seu vizinho.

O mais impressionante que certamente logo depois de o plano Agache ser revogado, esses jardins rapidamente foram ocupados por novos prédios, possivelmente já nos anos 40.

A impressão que eu tenho é que na frente do prédio que aparece em construção há hoje um prédio bem antigo revestido de pastilhas verdes, e o que já está pronto tem na sua frente o hotel hoje chamado de Orla Rio, totalmente reformado, mas seu imóvel sempre foi ocupado pelo hotel Riviera.

Comments (28)

Rafael Netto 30.03.06 07:44 …

Então o Guarujá não é o único “emparedado” da Atlântica! Mas como seria a entrada desse prédio que estava sendo construído nessa foto? Ele fica no meio do quarteirão!

você sabe se o “Beco das Garrafas” também teria sido originado de uma situação dessas? Ele fica entre o prédio da Atlântica e o seguinte, que tem uma fachada virada para o beco.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

Rafael Netto 30.03.06 07:47 …

… acabei de ver na foto completa que esses prédios dão frente (fundos?) para a N.S.de Copacabana.

andredecourt 30.03.06 07:51 …

Pois é Rafael, parece que não, a entrada deles se daria pela Av. Atlântica e também nesse caso pela Av. Copacabana.

Já o peco das Garrafas seria uma servidão que atravessaria o quarteirão, mas que por algum motivo não chegou até a rua Rodolfo Dantas

jban 30.03.06 08:06 …

André,

Excelente descoberta.

Aquela casa da esquina da Joaquim Nabuco com Atlântica foi uma das últimas a cair, no inicio dos anos 80, graças à teimosia de seu morador, em engenheiro de quem não mais recordo o nome. Ficou cercado e resistiu a todas as ofertas até a sua morte.
Em seu lugar há hoje um daqueles prédios modernosos de vidro fumê. Um horror.

acmaya@directnet.com.br 30.03.06 08:10 …

Na casa da esquina ,antes de ser demolida funcionava uma clínica veterinária ou estou fazendo confusão?
Toty

andredecourt 30.03.06 08:17 …

Não, a casa ficou decadente até seu proprietário falecer, acho que até um pouco depois, no período do inventário, quando ela foi sublocada e virou uma casa de Cômodos por algum tempo

acmaya@directnet.com.br 30.03.06 08:20 …

O nome do hotel era Riviera
Toty

andredecourt 30.03.06 08:23 …

Valeu !!!

alineperdigao 30.03.06 08:48 …

é, mais sombras na praia!

ps.:o tal engenheiro, resistente corajoso dono da casa, deve estar se revirando no túmulo agora! eu estaria!! um pena isso…

derani 30.03.06 09:01 …

Se não houvesse corrupção nem o hábito das autoridades cederem aos poderosos, o Brasil ia ser outro país.. e Copacabana um bairro muitíssimo melhor para viver…

wspinosa@terra.com.br 30.03.06 09:06 …

Há alguns meses peguei a mania de acompanhar o trabalho de vocês (e também os comentários de outros frequentadores). Não sei se estou mais nostálgico ou triste pelo que fizeram na/com a minha cidade. Depois de 56 anos de Rio vim para Curitiba. Aqui, também, o progresso e a superpopulação já chegaram. Estou pensando em mudar para Floripa. 450.000 habitantes e muitas praias. Quero terminar meus dias sentindo novamente o gosto do sal, o vento do mar e o calor do sol nas praias. Lamentavel o que fizeram com a minha (nossa) cidade. Ainda bem que há pessoas como vocês para compartilhar minha nostalgia e a revolta inutil.

Vinicius 30.03.06 09:21 …

Não entendo como os moradores desses dois prédios se deixaram emparedar? O Guarujá foi anos depois de ter sido construído, mas esses dois foram logo após as suas construções.

glenlivet 30.03.06 09:43 …

Cadê a Souza Lima? Cadê o Lucas?

luiz_d 30.03.06 10:11 …

André,
imagino o que você fica fazendo quando pede uma foto em alta…

Com uma lupa, ampliação máxima na tela do micro, esquadrinhando centímetro por centímetro.

Sensacional!

photomechanica 30.03.06 10:58 …

André, me tira uma dúvida, please.
Qual é marca do pneu daquele carro ali do canto esquerdo da foto?

:-) )

AG 30.03.06 11:31 …

Andresíssima e perpicaz figura,
atendendo a um delicado pedido do prfragoso vou contar outra vez a história da pipa no sul da França….

Tá bem, tá bem….fica para uma outra vez.

Fragoso, meu amigo, você vai ter que aguardar.

Agora tenho que sair. Depois eu volto.

:-) ))

Mauro_AZ 30.03.06 13:12 …

Do lado esquerdo, atras da casa, tem uma empena cega? Deixa eu voltar para o inicio da pagina e ler tudo de novo. Devo ter perdido um comentario do Rafael.

luiz_d 30.03.06 14:36 …

André,
consulte seus alfarrábios pois acho que minha informação sobre a localização da igrejinha está certa.
Todos se lembram dela pertinho do Forte e não no local da igrejona de hoje.

jban 30.03.06 15:01 …

As Empenas-cegas de Copacabana nunca deram bola para o Rafael… Sabe como é, Empena da Zona Sul sempre se faz de dificil….
:-) ))

Evelyn 30.03.06 16:38 …

boa noite! desculpem nao saber, mas… o q siginifica empena cega? vejo(leio) isso nos comentarios de vcs frequentemente, mas desconheço o sentido, e termo tecnico, e giria ou nada disso? Obrigada desde ja!

Evelyn 30.03.06 16:39 …

segunda duvida, pq aki ha uma diferença de fusohorario de 2 horas a menos??!!!!sao 18:38H agora!

Rafael Netto 30.03.06 16:50 …

“empena” é a parede de um edifício, e “cega” porque não tem janelas. “empena cega” geralmente são aquelas paredes nas fronteiras do terreno, “esperando” que construam um outro prédio encostado para cobri-las.

O horário do fotolog é EDT, Eastern Daylight Time, horário de verão de Nova York. Engraçado, nunca tinha reparado nisso, será que mudou agora?
Pior é o Orkut, que ninguém sabe qual o horário que ele usa, cada hora é um…

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

andredecourt 30.03.06 16:50 …

Evelyn, empena cega é a lateral de um construção sem nenhuma janela.

Já a hora é porque o fotolog está nos EUA com o fuso horário da costa leste

Solange Passos 30.03.06 18:34 …

É a selva de pedra engolindo a selva de pedra.
Horror, horror, horror !

Mauro_AZ 30.03.06 18:38 …

Nos EUA, o horario de verao comecara’ na segunda, 2 de abril. A diferenca entre os horarios de Nova York e Brasilia passara’ a ser de uma hora.

antoniocvbraga@terra.com.br 01.04.06 15:33 …

O Albino, da Banda de Ipanema, morava na Vieira Souto num prediozinho atrás de outro. A gente entrava por um beco. Era, acho eu, no quarteirão do prédio do Juscelino. Se não me engano existem casas na Visconde de Pirajá que ficam no meio dos quarteirões, mesmo acesso.

anaseroa 04.05.06 13:17 …

adorei rever o imovel da Cultura Inglesa.