andredecourt's foto van 21-7-06

Obras de abertura da Av. Pres. Vargas

Vemos na foto a verdadeira “terra arrasada” criada pela avenida que rasga o velho centro do Rio.

Essa foto é tirada durante o processo de demolição dos quarteirões entre as ruas Gal. Câmara e São Pedro, nessa fase do processo apenas os imóveis tinham sido demolidos, embora alguns ainda resistam, certamente por pendengas jurídicas, fora isso o urbanismo do espaço público que irá desaparecer ainda resiste.

O que chama mais atenção é o detalhe no topo da foto, vemos o velho Largo de São Domingos, com suas árvores plantadas no governo Passos, no meio do deserto criado pela a nova avenida. Da velha igreja só resta suas marcas no chão.

Comments (29)

jban 21-7-06 8:57 …

O Largo de São Domingos ficava exatamente onde ?

Impressionante a foto. Sabe de uma coisa ? Nunca gostei da Pres. Vargas. Aquela avenida cheira a fascismo e dividiu o centro da cidade ao meio.

andredecourt 21-7-06 9:00 …

Na esquina com a Av. Passos

michland 21-7-06 9:04 …

Ooooolha… que legal… só de imaginar que ants de tudo que tem lá foi assim… mt legal! :)

Bj!

Lefla 21-7-06 10:04 …

E aquele prédio que ficou ali sozinho parece aquele de NY onde uns discos voadores foram morar, que era para ser derrubado para construirem um espigão… É um filme de criança, esqueci o nome…

andredecourt 21-7-06 10:07 …

“O Milagre veio do Espaço”…hehehe

Rafael Netto 21-7-06 10:35 …

A Presidente Vargas foi o maior estupro que essa cidade já sofreu. Mas não imagino uma alternativa para ela.

Pela imagem, tenho a impressão que a rua General Câmara era relativamente larga. Eu achava que ela era da largura da Buenos Aires, mas aí parece que ela comportava 3 ou 4 filas de carros.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

Wagner Bahia 21-7-06 10:47 …

Caracamba! Belo registro!

rafael “junior” 21-7-06 10:55 …

olá andré!!gostaria de fazer uma pergunta.Em que altura da Av. Pres. Vargas ficava a igreja dos clérigos???(não sei bem se o nome é esse,mas acredito que seja algo assim,se eu estiver errado,por favor me corrija)???Minha avó por muitas me contou que foi 1 crime terem posto essa igreja abaixo,segundo ela,essa que se foi era ainda mais bonita e imponente que a igreja da candelária,que foi preservada.
1 abraço

Derani 21-7-06 11:03 …

André, acho que essa foto foi tirada no sentido centro-zona norte, estou certo? Deduzi porque vc diz que o largo ficava na esquina da Av Passos e vejo ela bem ali, só do lado esquerdo porque ainda não tinham aberto a continuação até a Rua Larga. (Minha mãe contava que brincou muito nesses escombros, ela morava na Rua Senhor dos Passos..)

edubt 21-7-06 11:40 …

Detesto a Pres Vargas

Waldenir 21-7-06 12:09 …

Boa tarde, André.
O mais curioso é aquela construção no meio do vazio (junto ao que parece ser um lotação),aguardando a demolição que não tardaria.
Se a vegetação representa o cruzamento com a Av. Passos, significa que todo aquele casario à esquerda desapareceu,mesmo não sendo necessária sua remoção devido à Pres. Vargas.
Uma parte é o camelódromo hoje…triste!

andredecourt 21-7-06 12:16 …

Pessoal, vamos por partes.

Rafael, sim a Gal Câmara era relativamente larga, talvez da largura da Av. Passos

Junior, a igreja de S. Pedro fican na esquina com a rua dos Ourives, hoje Miguel Couto

Derani, você está certíssimo

Waldenir, todos os imóveis foram demolidos, o problema que não houve um processo de reocupação imediata da Pres. Vargas, como houve com a Rio Branco, o resultado é o que vemos hoje, uma avenida fantasma em vários trechos

luiz_d 21-7-06 12:35 …

Como “não consigo imaginar uma alternativa”?

Semmpre há alternativas.

Baseado naquela premissa é que se destruiu tanto do passado do Rio.

edubt 21-7-06 12:47 …

Andre eu não me junto ao seu protesto não. Dou totral apoio à Johnson. É impossivel uma empresa se manter numa favela (que é a nossa cidade) correndo risco a qualquer hora por causa da violência. Dois governos inopernates há anos, e não só os da governadora Pastorinha e o Cesar Maluquinho. O Rio vive uma fantasia. Uma irrealidade. O mercado imobiliario absudamente caro para a realidade daqui, violência, a degradação do viver… Infelizmente o Rio chegou ao limite. São 7 milhões de habitantes. É gente pra cacete. A Suécia tem quase 9 milhões. Olha que loucura.

Continuo com minha idéia louca de dividir o Rio em pequenas cidades independentes politicamente, econimicamente e administrativamente a partir da união de bairros.

Lefla 21-7-06 12:52 …

E eu apoio o /edubt. Londres mesmo é assim. Tem Londres, tem Westminster… Não pode ter tanta gente num lugar só que não é mais um lugar só. Viva a separação do Rio em outras cidades e a separação dessas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Essas cidades têm que estar no Estado da Guanabara.

andredecourt 21-7-06 13:09 …

Meu protesto não é contra a empresa, mas sim contra o estado ( com letras minúsculas mesmo) que por politicagem e ingerência deixa o esvaziamento econômico grassar !!!

Derani 21-7-06 13:43 …

O Edubt tá certo.. e a Johnson também!
Eu moro de aluguel, não faço esforço pra comprar nada porque:
1- Não sei se daqui a 3 anos minha casa vai estar rodeada de favela e valer 10% do que paguei
2- Não sei se alguma facção vai se apropriar depois…
3- Não sei se vou ter que fugir do Rio (ou mesmo de São Paulo) por causa do recrudescimento da violência.
Também não compreendo como neste estado de coisas os imóveis ainda estejam tão caros.`
É irreal!

jmglucas 21-7-06 17:29 …

Estou na dúvida quanto ao comentário da visão centro-zona norte, pois inicialmente visualizei o sentido centro-zona sul. Caso fosse centro-zona norte não daria para visualizar a Igreja de Santa Ifigênia? Inclusive fiquei com a impressão de que aparece o Colégio Pedro II. Agradeceria se fosse tirada essa dúvida. Obrigado.

Jorge Silva 21-7-06 17:45 …

Bem… ^^ahn… âhn… voltemos a pauta em que parou: André exelente foto,eu só conhecia aquela de jornal que se vê a igreja de S. Pedro,minha dúvida é: Em que trecho ficava o Lgo do Capim?

jban 21-7-06 17:49 …

“não consigo imaginar uma alternativa”

Santa falta de imaginação !!!!!

Francamente !!

A Av Pres Vargas é horrível !!!

Ihhhh daqui a pouco chega o Celso….

andredecourt 21-7-06 18:01 …

Lucas, o prédio que vc confunde com o Colégio PII é na realidade o prédio do Ministério da Fazenda, antigo prédio do Tesouro Imperial, demolido burramente por essa época

Jorge, o Largo do Capim ficava um pouco mais a frente, quase nos fundos da velha prefeitura.

jmglucas 21-7-06 18:37 …

Realmente, pelo alinhamento não poderia ser o Pedro II.Por acaso você tem alguma informação sobre o prédio na esquina da Passos com General Câmar?

Solange Passos 21-7-06 18:46 …

Bem, eu já nem olho o passado.O que me arrepia é o que está por vir. Basta ver os candidatos a governador. Acho que, ganhe quem ganhe , a coisa vai piorar.
Abraços,

Marcelo Almirante 21-7-06 20:06 …

Pensei que fosse Hiroshima. Essa avenida é um terror, parece que tem a maldição de Vargas.

Até a bela candelária se perde nessa aberração urbana, que já começa – ou termina- no esgoto do canal do mangue.

Honorio Vargas 22-7-06 23:10 …

Gostei muito da visão do Derani.
Está cheio de razão.