andredecourt's photo de 01/09/06

Como se gerir um patrimônio imobiliário…..

Vemos o velho prédio da faculdade de Ciências Econômicas da UEG em foto de 1972. O prédio tinha acabado se sofrer reformas para abrigar a instituição de ensino na época e seguia o modelo da universidade de unidades descentralizadas.

Com a conclusão do grande campus do Maracanã a unidade foi para lá levada e de certo começou a agonia do prédio. A antiga UEG, hoje UERJ é por força de uma velha lei de sucessões, possuidora de vastíssimo patrimônio imobiliário, pois até poucos anos atrás recebia todos os bens imóveis procedentes de Heranças Jacentes.

Com tal patrimônio não é de se surpreender que vários de seus imóveis se encontrem em completo abandono,como pude constatar hoje ao passar de fronte a este prédio, que fica na Av. Mem de Sá 261, bem no entroncamento com a rua Carlos de Carvalho.

O prédio continua simpático como na foto, mas janelas imundas e quebradas, pixações, lixo no saguão revelam que o abandono não é de hoje. Porque a UERJ que hoje passa por uma das suas maiores pindaíbas não aproveita melhor seu patrimônio imobiliário ??

Comments (44)

rodperez 01/09/06 13:43 …

é porque ninguém quer nada com nada.

zecarioca 01/09/06 14:15 …

Boa pergunta!!

luiz_d 01/09/06 15:28 …

Ali pertinho da Cruz Vermelha (será que a Evelyn vai se localizar?).

FlavioM 01/09/06 15:44 …

Falando em Evelyn, olha só o que encontrei:

“O imóvel na Av. Marechal Floriano, n 185, sede atual da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa “Caixa de Socorros D. Pedro V”, foi edificado em 1885/6 para servir de primeiro templo evangélico no Brasil.

A Igreja Evangélica Fluminense, que se havia instalado no Rio desde 1858, adquiriu o terreno na antiga Rua Larga de São Joaquim, atual Marechal Floriano, e através de um projeto vindo da Inglaterra, incumbiu da cosntrução do prédio atual a firma Antonio Januzzi e Irmãos, que in troduziu alterações na frontaria.

Em 1914 o imóvel foi vendido para a Caixa de Socorros D. Pedro V, que havia sido fundada em 1863 por portugueses radicados no Brasil, e realizaram-se adaptações internas para ajustá-lo à nova utilização.

O prédio, de dois pisos, tem sua frontaria organizada…”

in “Guia dos Bens Tombados – Cidade do Rio de Janeiro” – Augusto C. da Silva Telles – Editora Expressão e Cultura

http://www.flaviorio.globolog.com.br

triunfodapintura 01/09/06 16:00 …

Porque o poder público canaliza suas energias e disposições para a corrupção rápida, pq até nesse caso, eles podem inventar um modo de tirar vantagem.
Mesmo para a corrupção, são todos imediatistas.

Rafael Netto 01/09/06 16:26 …

Não conheço o prédio. Funciona alguma coisa lá hoje, ou está simplesmente abandonado?

Lembrei de um prédio antigo eclético bem na junção da Mem de Sá com Frei Caneca que só tem a fachada, que por incrível que pareça está em estado razoável. Pelas janelas se vê que não tem nada lá dentro.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

Rafael Netto 01/09/06 16:27 …

Aproveita e traduz o que são “heranças jacentes”…

andredecourt 01/09/06 18:07 …

Herança Jacente é o fruto das sucessões que se resolvem quando o “de cujus” não deixa herdeiros e não testou nenhum bem a um terceiro havido fora da legítima…..

andredecourt 01/09/06 18:08 …

Rafael, o prédio está abandonado ,mas é facilmente fotografável

Evelyn 01/09/06 19:04 …

FlavioM
1-Eu estive lá (na Caixa de Socorros) naquela época , mas não é aberto à visitação, só permitiram ver o hall e a escada, saí com 2 publicações
FlavioM e Andre
2-Não visualizei exatamente qual edificação há hoje no local do antigo Palácio da Prefeitura, seria aquele prédio do IPERJ?
Luiz
Localizo sim, até você?((

FlavioM 01/09/06 19:40 …

Evelyn, por favoooor!!!

Sabe a Av Pres Vargas? Essa é a “construção” que está no lugar do Palácio da Prefeitura…

(Desculpe a ironia. Não resisti.)

http://www.flaviorio.globolog.com.br

Evelyn 01/09/06 20:28 …

FLAVIO M
A dúvida foi baseada na legenda da sua quarta foto, que diz”a nova sede de repartições da prefeitura municipal”,fazendo pensar que HÁ UMA EDIFICAÇÃO onde já houve o Palácio da Prefeitura.
Não entendi o porque da ironia…
Afinal estamos aqui para aprender, acrescentar ((

FlavioM 01/09/06 23:45 …

Então vamos lá…

O edifício em construção é o Estácio da Sá, que fica entre a igreja de São José e o Palácio da Justiça, na Pres Antonio Carlos, bem longe do antigo Palácio da Prefeitura. Realmente, não fui claro neste sentido.

Evelyn, foi dito várias vezes, pelo André, por mim e nos comentários, que o Palácio foi demolido por causa da Pres Vargas. Uma das minhas fotos mostra, inclusive, a avenida sendo aberta…

Todos nós, estamos sempre aprendendo. Com ou sem ironia, com ou sem bom humor.

Incrédulo do Irájá 02/09/06 09:04 …

É louvável o modo como o Sr.FlávioM persevera na continuação de uma tarefa lenta e dificil: fixar ou limitar (geograficamente) determinado lugar para a Sra. Evelyn.
O homem é um Santo!

Evelyn 02/09/06 13:22 …

FlavioM
Realmente minha noção era de que o Palácio houvesse sido demolido por ocasião da abertura da Pte Vargas,o que induziu a pensar que talvez algo pudesse estar no local foi aquela legenda referente ao ed Estácio de Sá claramente falando novas instalaçõe da prefeitura(,bom humor raro não ter, mas ética, tolerância, respeito( com quem porventura possa se confundir,até porque o grau de conhecimento varia, o veterano de hoje já foi iniciante um dia,

Evelyn 02/09/06 13:32 …

CONT
Flavio M
Os quesitos supracitados se referem ao Incrédulo de Irajá(?), você eu sempre admirei pelo trabalho que faz, comentários e postura elegante(daí estranhar sua ironia…)
O bacana é a troca, é o acrescentar,é o despertar,é mostrar um outro olhar, até porque ninguém detém todo o saber.
Bom fim de semana.

vmserpa 02/09/06 22:22 …

oi querido, muito obrigada, eu mostrei sua mensagem pro Guga. bjs

igor nunes 03/09/06 01:35 …

olá, gosto muito do rio antigo e sempre visito os fotologs de todos vocês, mesmo sem comentar muito… são muito interessantes! esse prédio mesmo, nunca prestei muita atenção, mas procurarei olhá-lo com mais cuidado da próxima vez que passar em frente!
um abraço a todos

PS: tadinha da evelyn, gente…

igor nunes 03/09/06 01:39 …

aliás, estudo na uerj e tenho curiosidade em saber mais sobre história da mesma! sei da construção do campus no lugar da antiga favela do esqueleto, mas não muito mais do que isso…gostaria de saber em que prédios ela funcionava antes do campus do maracanã ficar pronto, por exemplo…
também estudo na unirio e fiquei chocado com o absurdo que fizeram com o prédio da faculdade de medicina! essa história eu não conhecia…
novamente, um abraço!

Evelyn 03/09/06 09:43 …

IGOR
Valeu o apoio,percebe-se que é alguém sensível e justo!
Tb estudei na UNI-RIO,mas já faz um tempo que não passo por ali, o que fizeram com “nosso” prédio?

Lefla 03/09/06 10:57 …

A julgar pelos comentários dirigidos a Evelyn, constato que a arrogäncia continua sendo o refúgio dos que protegem a nudez do Imperador. Evelyn, ng sabe nada. E quem diz que sabe alguma coisa, náo entendeu nem isso.

Lefla 03/09/06 11:02 …

Digo isso porque, no post passado houve um mexer com “ch”. Portanto, erros, todos cometemos (embora eu náo tenha visto um erro da Evelyn, apenas uma curiosidade sobre coisa que desconhece o que, pra mim, é sinônimo de inteligência).

Lefla 03/09/06 12:34 …

A Evelyn foi escolhida, de forma covarde, como a “pele” da turma. Sou contra e sempre fui. Métodos nazistas de exclusão já deram no que deram.

Evelyn 03/09/06 16:15 …

Lefla
Obrigada pelo apoio e incentivo, concordo com você, evidente que quem faz isso necessita de ajuda de um profissional de saúde mental, demonstra sinais importantes de intolerância,agressividade, egocentrismo, dificuldades de relacionamento,não tem nem teve noção de limites na infância,não consegue administrar as diferenças, não percebe que o que é absolutamente corriqueiro para uns pode não ser para o outro, repercutindo seriamente na vida adulta(fora a covardia de se proteger atrás de um nick!)
Não faz muito tempo alguém se confundiu trocando o prédio da Procuradoria do Estado com o Real
Gabiente Português de Leitura, ou se não foi exatamente isso foi similar, e nem por isso vi nenhum comentário ironizando, diminuindo ou desfazendo a pessoa, e acho mesmo que esse tipo de atitude deve ser seriamente combatida não há razão alguma para isso,só mostra mesmo como é pequeno quem faz isso; cabe àquele que detém o conhecimento esclarecer, explicar e até estimular a quem mostra interesse em aprender,quando você ensina você tamebém aprende, humildade faz parte dos grandes mestres,você já reparou que na época da faculdade os nossos melhores professores eram os mais humildes na hora de passar ensinamentos ou esclarecer dúvidas? Porque? Porque ele é bom, sabe que é bom, então não precisa ter um comportamento “desses” para se autoafirmar.
Valeu mesmo, bacana o seu depoimento, e mais uma vez faz a gente se lembrar do que o Raoni falou láaa atrásss, lembra?

Evelyn 03/09/06 16:19 …

CONT
Então questionamos, até quando? A que preço?Devemso nos contentar apenas com a leitura silenciosa nos livros?
Uma boa semana para você.
Abs

Rouen 03/09/06 17:35 …

Andre, sobre a calçada da Av. Rui Barbosa do meu post de hoje, concordo com vc , e depois q vc falou pesquisei minhas fontes e nada encontrei sobre o assunto. O aquarelsita Fanzini era bem fiel, mas eu vou procurar mais para ver esta calçada. Eu me lembro dela pois desde 1956 passo muito por lá , a pé ou de bike.

igor nunes 03/09/06 19:22 …

evelyn, me referia à demolição do antigo prédio da faculdade de medicina na praia vermelha, q apareceu há algum tempo atrás nesse fotolog – não tenho como usar pc durante a semana, então fim de semana é q vejo todas as fotos… o atual, até onde eu sei, vai bem, obrigado! hehehe
quanto à perseguição q vc sofre, realmente não entendo! acho q perguntar é fundamental pra se aprender, não? então pq recriminar quem toma essa iniciativa? mesmo assim, não é todo mundo q pergunta q é atacado desse jeito…estranha essa perseguição…
e vc tb parece ser uma pessoa mto bacana! não se abale com esse ataques sem sentido! =]
bjos pra vc e um bom dia a todos

FlavioM 03/09/06 21:00 …

Ao Lefla e qq outro interessado:

Espero sinceramente q este seu discurso não seja dirigido a minhas posturas sobre a Evelyn. O mecher com ch foi meu, indicado por mim mesmo na mensagem seguinte. A própria Evelyn sabe que sempre procurei responder às dúvidas dela e evitei entrar em qq polêmica sobre as perguntas ou escorregadas que ele tenha feito. O que fiz, um pouco acima, foi uma ironia completamente inofensiva sobre a Av Pres Vargas. Longe de mim querer tripudiar sobre a facilidade ou dificuldade de alguém para apreender o que está escrito. Acredito, com muito mais profundidade que possam imaginar, que a missão mais importante desta nossa existência é aprender.

Aprender, inclusive, a diferenciar as pessoas que somam das pessoas que diminuem. Não as pessoas que nos inflam ou nos esvaziam. Faz parte do aprendizado e da maturidade.

Meus flogs são conhecidos, meu nome completo está lá, assim como meu e-mail.

FlavioM 03/09/06 21:00 …

Já o tal do Raoni, que a Evelyn gosta tanto de defender, este aí foi, nitidamente, vítima de preconceitos no Brasil (como o são os negros e os homossexuais, nas palavras dele), e acha que está melhor na Europa. Até aí tudo bem, mas daí a tomar as dores por brincadeiras feitas na internet, da forma como ele fez, acusando comentaristas diretamente, é perigosa paranóia. Respondi, e com força. Este mereceu.

Evelyn, mesmo sem conhecer ninguém pessoalmente, te garanto que qualquer dos comentaristas é muito melhor companhia que o tal do Raoni (também escondido atrás de um nick).

Sinceramente, acho que continuar a fazer piadas sobre a Evelyn, a essas alturas, é infantil. É como aquela criança que apontou a nudez do Rei. Ninguém riu e ficou um imenso mal estar.

Evelyn, voce sabe que fui eu o primeiro a dizer que você continuasse…

Este foi meu último comentário sobre a Evelyn.

Evelyn 03/09/06 22:29 …

Flavio M
Se você reparar bem, teci um elogio a você, disse que SEMPRE te admirei(e continuo admirando), pelo trabalho que faz, pelos comentários e pela sua postura elegante,não esqueço que você foi um dos incentivadores a continuar,lembro disso frequentemente, principalmente nos momentos que continuar e insistir ficam difíceis( e este está mais uma vez sendo um deles).
Oculto, escondido, claro que não se destina a você, e sim a esses “incrédulos”, ao “estou de saco cheio”, e aos pertencentes a essa mesma categoria, que não se mostram e permanecem “infiltrados” e tirando o brilho de um trabalho sério e dedicado como esse que é feito aqui.
Quando cito o Raoni , não me refiro a partidos ou posições políticas, mas sim no sentido de relembrar que ele chamou atenção para esse comportamento, de pessoa(s) trepudiar(em) quem está aqui com o mesmo interesse e objetivo que os demais(Rio Antigo).
E por favor, não diga que é o último, penúltimo talvez ))
Abs

Evelyn 03/09/06 22:32 …

Flavio M
Tem toda razão no seu segundo parágrafo(Aprender, inclusive…)

Evelyn 03/09/06 22:59 …

Igor
Que alívio, então o prédio está lá,bem conservado, naquele tom amarelo( este é mais um exemplo de texto “truncado” induzindo a pensar outra coisa),tenho um carinho especial por ali.
O Fratani(anat) ainda existe?
Boa semana p/ você.

Incrédulo do Irájá 03/09/06 23:38 …

Evelyn,
Para encerrar – você está entre amigos onde brincar é comum mas a ofensa é inaceitável. Estabeleça uma distinção entre estes dois tipos de postura. Ainda assim, se não gosta de um gracejo (é direito seu) procure:
- Fazer indagações pertinentes, com um mínimo de lógica. Leia com atenção, reflita e questione (se for o caso).
- Não se fazer de vítima. Entenda de uma vez por todas – existe um enorme carinho de todos os participantes por sua simpática pessoa.
- Não estabeleça nenhum pârametro de comportamento entre o indio “Raoni” e as pessoas que frequentam os Fotologs do Decourt, Darcy, Bertoni, Derani, FlávioM, Rouen, Tumminelli etc. O nível dos participantes (onde seu nome está incluso) é o melhor que conheço em toda a Web.
Existe muita gente de bem, revoltada com a situação de desordem do nosso País, mas não tem espaço para ressentidos.
Quanto ao “Incrédulo do Irájá”, não se preocupe …

Lefla 03/09/06 23:39 …

I la nave va

Lefla 03/09/06 23:45 …

Não sei quem é o Raoni. Mas vítimas de preconceito, somos todos: homossexuais, gordos, mulheres sexualmente ativas, mulheres sexualmente inativas, homossexuais expostos, homo recolhidos, homens carinhosos com mulheres, homens que não lutam lutas esquisitas, carecas, gordos, magros, mulheres que tiveram vários casamentos, mulheres com cara de “bandida”, mulheres quietinhas, mulheres velhas, mulheres novas… enfim, nós todos.

FlavioM 03/09/06 23:49 …

I cosí va la nave…

Lefla 03/09/06 23:55 …

FlavioM. Eu odeio pessoas que usam o preconceito para proveito próprio. Se o
Raoni fez isso, caiu em desgraça…

“raoni” 04/09/06 04:16 …

.. vcs falam tanto em aprender e humildade que até um incauto é capaz de se emocionar ,os melhores da web?????estão transformando aprendizado em moeda na memória do RJ como se fossem os donos da verdade e eternos frustados pois a sidade não tem a açepcia suja q eles tanto gostariam(afinal ção os melhores da úéb)Qto a outras besteiras q escreveram sobre mim só mostra o grau de preconceito dessas pessoas q c dizem gente de bem.
Evelyn obrigado pela lembrânssa;;desculpe meuu purtugays ruim…não esqueça de seguir as regras QUE imposta pelos ditadores..foi um AUSCHWITZ q ficou.

Lefla 04/09/06 07:27 …

Agora eu já vi quem é o Raoni. É assim, como dizer… uma mala sem alça.

sansonite o mala 04/09/06 08:37 …

hahahahahahhaahhaha…

aidaburnier 04/09/06 09:21 …

Nossa! Que história da tua família!!! rsrsrs…
bjs!