andredecourts foton från 2006-11-10

A foto de hoje é na realidade um fragmento de uma das fotos aéreas executadas no final dos anos 10 início dos 20 pelo Correio Aéreo Nacional CAN.

Preferi fragmentar a foto para mostrar com mais detalhes um tecido urbano que desapareceu totalmente, e que mesmo pessoas com as melhores noções espaciais não conseguem hoje nesse local imaginar a posição dos velhos prédios.

O local é a “parte alta” do Largo da Carioca, ou seja a parte do Largo que foi sendo criada por seguidas demolições a partir dos anos 20, e que transformou o local na árida e desumana paisagem de hoje.

Vamos começar a nos posicionar na foto para conseguirmos entende-la.

Na parte esquerda inferior vemos o prédio do Lyceu de Officios, e sua tradicional fachada abaulada, virada para o Largo da Carioca, bem no pé da foro vemos uma pontinha dos telhados do Hotel Avenida, entre as duas construções temos hoje a boca principal da estação Carioca do Metrô. Os dois prédios foram demolidos nos anos 50, no lugar do Hotel Avenida temos o edifício Av. Central, e no lugar do complexo do Lyceu temos o prédio da Caixa Econômica.

A Rua 13 de Maio nessa época ia muito além de hoje, e separava as construções já faladas de outras duas muito importantes e hoje totalmente desaparecidas, o prédio com vários pátios centrais era o da Imprensa Nacional, demolido nos anos 40 para a construção em seu lugar de uma bela e árida esplanada revestida de asfalto para o parqueamento de automóveis. Subindo a foto o telhado ao lado da Imprensa era do Teatro Lyrico, um dos melhores da cidade antes da construção do Municipal, e em seu lugar hoje temos parte das pistas do início da Av. Chile no seu encontro com a Av. Alm Barroso, nessa época já construída por ser tratar de uma via criada por Passos. A foto nos mostra o real tamanho do teatro Lyrico, que começava alinhado com a Rua 13 de maio e ultrapassava a rua Senador Dantas, indo muito próximo onde hoje está o prédio do BNDES, o Lyrico foi demolido já nos anos 20 para o alargamento do encontro da Sen. Dantas com a 13 de Maio para a melhora do tráfego de bondes, posteriormente aí foi construído o Tabuleiro da Baiana.

Na parte inferior direita da foto, podemos ver os telhados do Convento de Santo Antônio, e temos a real noção como o largo foi alargado, pois hoje o espaço chega aos pés do velho convento.

Ainda do lado direto da foto, vemos o antigo ramal do bondes de Santa Teresa, que tinha sua estação terminal nessa época numa estrutura metálica por trás do velho chafariz do Largo da Carioca. A foto nos mostra os telhados da estação e um pedaço do chafariz na sua parte inferior central.

O ramal serpenteia o convento e mais acima fica paralelo com a rua Sen. Dantas, onde hoje temos a rua Lélio Gama, uma pequena rua em L, que parte da Rua Senador Dantas ao lado do predio do Banco do Brasil até se encontrar com a Av. Chile e onde temos os acessos das garagens do prédio da Petrobrás e do BB e onde está localizada a atual estação de bondinhos de Santa Teresa, inaugurada no primeiro Governo Chagas Freitas, ainda no tempo da Guanabara.

Na parte supeiror direita da foto vemos uma parte das fraldas do Morro de Santo Antônio e podemos ter uma noção de sua altura, aparentemente há uma linha de carris ou plano inclinado que sobe em diagonal na foto, desconhecendo eu a sua função.

No extremo esquerdo superior da foto, vemso o encontro das ruas 13 de Maio com Evaristo da Veiga, e podemos ver o Palácio Pedro Erenesto ainda em construção, envolto em andaimes.

Comments (32)

luizaitaly 2006-11-10 08:02 …

wow que show o Rio que vc mostra pra gente! Saudades… Otima sexta : )

derani 2006-11-10 08:05 …

Excelente! Agora sim dá para ter a idéia da real dimensão das construções em que antes só conhecíamos por fotos isoladas.
Acima da Senador Dantas, já no morro de Santo Antônio o prédio que aparece na foto com um corpo central e duas “asas” , seria o que deu origem depois ao quartel da Polícia Especial de Getúlio?

andredecourt 2006-11-10 08:14 …

Exato Derani, o prédio que vc menciona foi por muitos anos o quartel da “Especial” do Getúlio

edubt 2006-11-10 08:55 …

Essa é fto que precisa ir pro ALL SIZES do flicts. Põe lá e linka aqui.

:-) )

Wilson 2006-11-10 09:08 …

Depois desta foto (e parece que outras virão, complementando) e das explicações só posso dizer – obrigado pela aula de história do nosso Largo da Carioca. Como puderam fazer isso com a nossa cidade? Veja o exemplo da cidade do Porto, em Portugal. Houve modernização geral, inclusive com um metro lindíssimo e super eficiente mas a história, o casario, os teatros estão todos lá, agora, para serem apreciados. Inacreditável. Criminosos é a palavra para qualificar nossos administradores públicos municipais.

Sergio Luis dos Santos 2006-11-10 13:02 …

Desculpe, mas o CAN nesta época era o Correio Aéreo Naval. E tinha o CAM Correio Aéreo Militar, mas as fotos do Rio que conheço foram do CAN sendo todas – ou a maior parte – trabalho do Kfouri.

Sergio Luis dos Santos 2006-11-10 13:07 …

Na verdade creio que o trabalho de aerofotogrametria realizado pela Marinha nem tem a ver com o Correio Aéreo Naval. Aqui no trabalho não tenho como tentar confirmar mas o Krufi era o responsável pelo serviço fotográfico na Marinha.

vanessabarbosa83@yahoo.com.br 2006-11-10 13:51 …

Olá, encontrei esse site quando estava fazebdo uma pesquisa no google sobre Augusto Malta.
Faço Historia e preciso analisar uma das fotos dele, eu nao a enconrtei aqui… q pena, mas preciso dizer que seu trabalho de derição das fotos é mto bom.
Se vc puder entrar em contato comigo e me passar alguma informação sobre o Malta eu agradeceria muito, meu email esta aí.
Valeu.

jban 2006-11-10 16:17 …

André,

Super post. Super Aula. Matou o ofídio e mostrou a borduna. Sensacional.

O livro das fotos do CAN é ótimo. Tenho lá em casa e é fonte constante de consultas.
Muita informação e pouca enrolação.

Mauro_AZ 2006-11-10 16:37 …

Show de bola! Mal posso esperar pelos outros fragmentos.

Rafael Netto 2006-11-10 22:15 …

ESPETACULAR!!!!

Não tinha idéia da ocupação do Morro de Santo Antônio. Achava que aquela rua (chamada também de Santo Antônio e que oficialmente ainda existe junto ao pé do Convento) servia apenas de passagem aos bondes.

Alguém sabe se o Ed. Santos Vahlis (na esquina da Senador Dantas) é anterior à demolição do morro?

O Guia Rex dos anos 70 ainda não mostrava a rua Lélio Gama. Acho que ela deve ter sido aberta com a construção da estação dos bondes. E parece que seguiu direitinho o traçado da antiga Rua Santo Antônio.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

Wilson 2006-11-11 07:00 …

Há sempre uma nova surpresa por aqui: Guia Rex! Quase já tinha esquecido que ele existiu. Na próxima encarnação vou guardar tudo!

digitalight 2006-11-11 07:37 …

Estou impressionado com a qualidade da fotografia

como paulista não conheço nada da geografia urbana da Cidade Maravilhosa.

Bom dia/mauro…

esanchez 2006-11-11 18:04 …

Impressionante, não fazia idéia de todas estas informações tão bem ilustradas por esta foto preciosa!
Interessa-me especialmente o Liceu de Artes e Ofícios onde hoje é a Caixa Econômica, pela primeira vez retratado inteiro e no contexto do largo da carioca, perfeito!

lekopr 2006-11-12 12:54 …

Nostálgico, bom se alguém aqui de curitiba fosse como vc .. :)

Seguinte, pq vc nao coloca um numero em cada ponto de fererencia, na foto .. numero minusculo .. ai na descricao vc faz a legenda:

1. Prefeitura
2. Mercado
3. teatro

etc..

eh isso, dada a dica, parabens pelo trabalho.. abraço

Honorio Vargas 2006-11-12 14:45 …

Trabalhar no PAM 13 de Maio e visitar o centro de informática do edifício Av. Central, terão um novo sabor após essa foto.
Sou do tempo em que na televisão, se fazia propaganda de um comércio da Rua da Carioca n. 5.
Sabe qual era?

Wilson 2006-11-12 15:02 …

Segundo o Google: Casa de Malas e Bolsas …. . É isso?

Honorio Vargas 2006-11-12 18:27 …

Falava do início dos anos 60.
Era uma loja de brinquedos para crianças.
Não consigo lembrar o nome.

Wilson 2006-11-12 19:14 …

Meu pai comprou muitos brinquedos para mim nesta casa. Vou lembrar. Aviso neste mesmo sitio. Desculpe mas, cabeça de 68 anos não funciona assim, instantaneamente. Pior é que, se eu não lembrar, nem tenho mais a quem perguntar. Me dê até amanhã, por favor. Boa Noite!

Evelyn 2006-11-12 20:04 …

Honorio Vargas
Que tal ir na Carioca 10, é um misto de cafeteria e sebo, chama-se Antiqualhos, a proprietária é D.Lucy, uma simpática senhora de cabelos grisalhos, ela talvez possa elucidar sua dúvida, já estive conversando com ela sobre o comércio antigo daquela regiâo.
OBS:Vc também trabalha na área da saúde?

alo_helo 2006-11-12 21:24 …

Seu trabalho é maravilhoso.
Parabéns.
Converso muito com meu pai sobre o Rio antigo, adoro as histórias!

Abs. Heloisa

FlavioM 2006-11-12 21:47 …

Mais uma aula. E QUE aula!

Obrigado, obrigado, obrigado.

Ivan Baldoino 2006-11-12 22:35 …

Aproveito para postar uma imagem tirada do Google Earth para podermos comparar com a foto!
http://www.flickr.com/photos/baldoino/

Wilson 2006-11-13 06:51 …

Minha esposa acha que o nome é Roselândia Brinquedos. Passamos algumas vezes na porta e eu mencionava que meu pai comprava brinquedos para mim naquela loja. Pouco depois a loja desapareceu. Mas a minha memória ainda não disse nada. Paciência com ela.

Quanto a minha área de trabalho, depois de muitos anos de magistério, lidando com orçamentos, custos e finanças, agora me dedico em tempo integral ao ócio (as vezes produtivo). A filha é que foi para a neuro-pediatria.

Se a memória funcionar, aviso.

andredecourt 2006-11-13 08:10 …

A Roselândia existe até hoje no Ed. Av. Central, desconheço se ela teve loja na rua da Carioca

Wilson 2006-11-13 13:59 …

Tá complicando. Mas, vamos lá.

No edifício Avenida Central existe a Robilândia (aero modelos, etc). A ROSENLANDIA BRINQUEDOS tem lojas na MARQUES DE SAO VICENTE e na AVENIDA DAS AMERICAS. Mas não é a loja que o amigo Honório Vargas procura. Liguei para lá, daqui de Curitiba, e eles disseram que nunca estiveram na Rua da Carioca. Desculpe Vargas mas, até agora não consegui a judar muito.