foto de andredecourt en 23/02/07

Nossa foto de hoje mostra um ângulo que poucos cariocas podem identificar.

Vemos a Ponta do Cajú em uma aérea tomada da entrada da barra para o fundo da baía em um angulo inverso a uma foto aqui já publicada ( http://www.rioquepassou.com.br/2006/08/25/ )

Na foto vemos claramente a Av. Rio de Janeiro, que margeia a parte nova do porto do Rio e que hoje por estar embaixo do Viaduto do Gasômetro e da Ponte Rio-Niterói e pouco lembrada pelos cariocas.

Ao contrário da foto linkada a de hoje é um pouco anterior, talvez sendo do final dos anos 50, o último e grande aterro da Ponta do Cajú, feito para abrigar o estaleiro Ishi ainda não foi realizado, a favela que vemos nas duas fotos, na de hoje está bem no final da ponta, mais ou menos no litoral original do séc. XIX também mostrado em outra foto aqui no flog ( http://www.rioquepassou.com.br/2006/08/24/ ).

Nessa época a Av. Rio De Janeiro terminava antes do final da ponta, hoje com todos os aterros ela se prolonga centenas de metros aterro à dentro, ultrapassando o trecho conhecido como “grande curva”da ponte Rio-Niterói

Comments (6)

Rafael Netto 23/02/07 18:28 …

Essa piada aí em cima está hilária! Não apague!!!

Estou achando que esta parte do Caju é justamente por onde corre a Ponte Rio-Niterói. Neste ponto a avenida não existe mais, foi engolida pela área do cais do porto, embora aparecesse – com o traçado da Ponte – no antigo Guia Rex.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

js 23/02/07 18:55 …

Sensacional,Viagem no tempo,ainda não havia a Ishikawagima do Brasil, Ishibras,conhecí bem esta área nos anos 60 e não sabia que era continuação do aterro. Valeu André!
Gostaria de ver se fosse possivel, fotos aéreas do Morro do Castelo, eu vi estas fotos de tomada aérea no programa Mult-Rio da Prefeitura na band.

jban 23/02/07 19:29 …

Acho que o Rafa está tantãn….

Rafael Netto 24/02/07 8:47 …

Ah, o Decourt apagou….

O primeiro comentário era um “spam de Cristo” com uma hilária tradução automática do Pai Nosso, que começa com “Father ours, that stays in the sky”. Pelo Google, vi que isso aparece em vários outros lugares, sempre como comentário perpetrado por um tal de Roberto Carlos Moreira. O cara mantém um site cheio de links pra puxar visitas.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

jban 24/02/07 9:09 …

É…. o Rafa está pancada. Foram os excessos carnavalescos.