andredecourt's Foto von 30.07.07

Construção da Av. Rio Branco

Em pleno séc XX a tradição colonial de arcos comemorativos ainda não tinha se encerrado. Infelizmente pela péssima resolução da foto não é possível ver os desenhos pintados no arco para definirmos qual a solene ocasião que ele comemorava.

É curiosa a sua localização em plena obra de abertura a Av. Central, no meio dos entulhos, ruínas e máquinas, e também ocupando metade do traçado, em largura, da futura avenida. Os postes que delimitavam o centro do eixo da avenida estão na margem direita da foto, embora a linha de bondes, provisória, passe por seu centro.

Estamos mais exatamente na esquina da Rua da Assembleia com a nova avenida. O pequeno prédio que vemos a esquerda sobreviveu à construção da avenida, sendo à época o número 75 da Rua da Assembleia, e de propriedade da Ordem do Parto, tendo durado ecleticizado até o início dos anos 50, quando foi demolido junto com quase todo quarteirão para a construção do Ed,. Cardeal Leme.

Comments (6)

luiz_o 30.07.07 12:50 …

Esses pórticos eram de madeira?

Havia coisas assim por toda a cidade.

andredecourt 30.07.07 13:14 …

Eram de madeira, ou até mesmo de lona, normalmente eram construídos nas boas ruas da cidade para homanagear ou datas nacionais comemorativas, ou a visita de legações estrangeiras.

Eram muito usados na época do império onde até fachadas falsas “comemorativas” eram erguidas em ocasiões solenes, acho que na Sagração de Pedro I uma foi erguida na fachada do Paço

jban 30.07.07 16:18 …

E qual seria a comemoração ???

sidis 30.07.07 18:46 …

voce deveria fazer um multiply com essas fotos

dai_melop 31.07.07 05:18 …

Adoro isso ..

“a gente sente saudades de um tempo que sequer viveu ..” (como diria um antigo professor) ..

quem diria que hoje já não se poderia mais ver nada para além dos “paredões” ..e a cidade cresce ..