andredecourt's photo de 13/09/07

Encerramos nossa pequena série com uma imagem da mesma publicação, que mostra além do despejo as demolições.

O caminhão está parado a ancestral ladeira, ou pelo menos o que sobra dela, e desocupa o prédio onde vemos o despejo da foto de ontem.

O imóvel que ficava no encontro do Largo, da Ladeira e da Rua da Misericórdia, presente em várias fotos antigas de nossa cidade já tinha sido demolido, e outros ao longo do que sobrava das fraldas do velho morro também iam abaixo, para a construção do Viaduto da Perimetral, que passa bem longe de onde esses imóveis ficavam.

Os últimos prédios desse conjunto que faziam parte de velhas ruas e vielas da cidade como os Becos do Guindaste e dos Ferreiros foram ao chão para a construção do Forum nos anos 60

Passados 50 anos dessas demolições, no que sobra das encostas do morro, junto a via que desce da Av. Antônio Carlos rumo à Praça XV e que tem o curioso nome de Ladeira da Misericórida, restam paredes, velhas arcadas de tijolos, restos de estruturas e pedras de cantaria. Vestígios dos imóveis, que ocupavam uma área ancestral da cidade, que resistiram a demolição do Morro do castelo em 1922, e que foram demolidos nos anos 50 e 60 para até hoje nada ser feito ali.

Comments (3)

derani 13/09/07 10:46 …

Ainda temos sorte de deixarem um pedacinho da ladeira.

love_kau 13/09/07 12:27 …

querido, faz tempo que a gente não se vê, nem morando na mesma rua!!
vou cantar quarta que vem (dia 19) no Centro Cultural Carioca, tô com saudades do povo, vamos lá?
descuçpe deixar o recado aqui, mas esqueci o endereço do seu flog pessoal…
beijos!!! muitos!!
:) )))))))

sorio 13/09/07 19:55 …

Quem percorre a pé nas proximidades observa alguns vestigios dessa época.
André Costa – agora com nova serie de 200 no Rio Passado do Flickr.