foto de andredecourt em 25/10/07

Hoje temos um post duplo com o Saudades do Rio, que mostra em sua foto o Instituto de Puericultura da UFRJ e uma vista geral da Ilha do Fundão: http://fotolog.terra.com.br/luizd:969 e http://fotolog.terra.com.br/luizd:970 .

Nossa foto mostra a construção do Hospital Universitário Clementino Fraga, um dos prédios que retrata bem a atual situação da Cidade Universitária.

Construído praticamente junto com o aterro do pequeno arquipélago o enorme prédio continua até hoje não terminado.

Apesar de ser uma unidade de referência, casa de profissionais brilhantes em áreas complexas da medicina o hospital sofre com o descaso em suas instalações. Uma ala inteira do prédio ainda está só na fachada e estrutura, fachada essa que começa a desaparecer, pois os brises de material metálico estão sendo todos furtados ao longo dos anos. A estrutura não concluída desde os anos 50 também mostra sinais de colapso, infiltrações, juntas de dilatação desaparecidas, oxidação de ferragens e desmineralização do concreto.

Tal falência da parte não concluída ameaça a parte que foi terminada, pois apesar de serem alas separadas e estrutura é uma só, em termos de fundação, e um colapso, mesmo que parcial poderia prejudicar ou mesmo inviabilizar o uso do resto do hospital.

A parte concluída também tem dificuldades, logicamente não chegou ao estado de ruína do Hospital São Sebastião na Cidade Nova, também da UFRJ, mas a falta de manutenção e cuidado é uma constante, não obstante o importante trabalho hospitalar e de pesquisa nele realizado.

A foto mostra o prédio nas estruturas, onde podemos ter uma ótima idéia de quantos “blocos” individuais a estrutura é composta, embora o conjunto de fundações seja partilhado entre eles.

Na extrema esquerda da imagem, vemos um pedaço do Instituto de Puericultura, aparentemente já terminado.

Comments (5)

caucaia1 disse em 25/10/07 08:49 …

Até hoje não está pronto…

luiz_o disse em 25/10/07 11:39 …

Retrata bem a Saúde do Brasil: ilhas de qualidade, onde se realiza Medicina de Primeiro Mundo, e seções de Terceiro Mundo, com filas, dificuldades de todo tipo.

É, entretanto, uma grande escola para os médicos cariocas.

triunfodapintura disse em 25/10/07 12:53 …

A imagem está mais para Brasilia que para Rio de Janeiro.

80s_cars disse em 25/10/07 14:01 …

Ja passei aí na frente varias vezes

buraite disse em 25/10/07 17:19 …

É incrível como idéias boas, tais como a própria cidade universitária são tratados com completo desprezo pelos governos .
Entra governo, sai governo, o descaso permanece, no momento a Ilha do Fundão passa por um momento bom, graças ao dinheiro da Petrobrás, porque eles não investiram também no hospital?