foto de andredecourt em 01/11/07

Por amanhã ser feriado e uma Sexta, tradicional dia de fotos aéreas, coloco hoje uma panorâmica, talvez tirada de um helicóptero em baixa altura.

Vemos a região hoje conhecida como Portal da Barra no final dos anos 60 início dos 70 e praticamente não urbanizada.

Embaixo da imagem temos o Canal de Marapendi, chama a atenção a pequena ponte e o sinuoso caminho que seguem rumo a Av. das Américas logo à frente. De início pensei se tratar da Av. Afonso Arinos e da antecessora, feita de madeira, da Ponte Lúcio Costa em Athaydeville. Mas a posição do canal e do relevo, salientando-se atrás na foto a presença da Pedra do Itanhagá bem de fronte a esta via, indica realmente nosso fotógrafo estar mais à frente na divisa do Tijucamar com a vasta área onde foi implantada o Plano Lúcio Costa. Mas também não descarto uma desorientação causada pela ausência de construções ou marcos humanos e pela qualidade da foto, sofrível.

Pesquisei em fotos antigas e tal caminho e ponte nunca apareceram, sendo talvez uma via que tenha durado pouco tempo, desaparecida quando da urbanização do Plano Lúcio Costa, que nesse local projetou a futura e até hoje não executada de todo Av. Grande Canal, uma das vias paralelas à Av. das Américas, como também é a Via Parque, também até hoje nunca concluída. O plano também estabelecia uma ligação pelo Itanhangá por um sistema que usaria as pontes Lucio Costa e Oscar Niemeyer, bem como a Av. Afondo Arinos para atravessar a Lagoa da Tijuca se comunicando com a Estrada do Intanhangá, ligação essa hoje impedida pela existência de hipermercados do lado para da Av. das Américas que aparentemente inviabiliza tal via.

Comments (10)

triunfodapintura disse em 01/11/07 09:02 …

Me lembro da Barra assim.

luiz_o disse em 01/11/07 10:03 …

Estive hoje por aí: tudo engarrafado, como sempre!

tatytoshi disse em 01/11/07 10:59 …

Fiquei triste em saber q deixara o Fotolog! Vc tem uma das paginas mais interessantes. Visitarei teu site tbm, claro! Boa sorte!

cler disse em 01/11/07 15:15 …

Só tem foto rara por aqui…
E pelo visto vai se expandir…
bem legal o teu flog!

sorio disse em 02/11/07 11:31 …

Alguém deve ter dito:
Essa região nunca vai dar certo.

André Costa – também em :
http://www.flickr.com/photos/11124678@N02/

dessordenadaa disse em 02/11/07 13:27 …

besooo;)

johnnie123 disse em 02/11/07 19:33 …

eu ia com meus pais e irmãos para a restinga de Marambaia por um caminho de dunas muito deserto e me lembro desse visual. Impressionante que isso tudo agora parece mais com Miami do que com o nosso Rio…..passa lá no meu..tem novidade.

halfredcovas disse em 02/11/07 22:55 …

André, acho a primeira hipótese levantada mais plausível. o fotógrafo estaria mais avançado. parece que ele está na orla ou quase nela, mirando a terra e, por isso, essa lagoa estaria muito perto da orla para ser o início da barra. o fotógrafo estaria mirando a norte ou norte-nordeste, pela posição da da pedra da gávea, o que dá mais no meio da praia, não? eu também chutaria que a ponte lúcio costa foi feita além do limite esquerdo da foto, como você. mas, de repente, essa ponte da foto já era.

sorio,
quanto à barra ter dado certo ou não, urbanisticamente, depende do que se pretendia para ela. pela distância, considerando que as pessoas continuariam a ir todo dia ao centro, o jeito era fazer uma cidade só para automóveis, como foi feito.

para fazer uma “barra viável” como continuação da zona sul, com mais pessoas e menos asfalto, a barra teria que surgir como núcleo póprio, sem estar tão atrelada às zonas sul e centro. pela distância e população, não dá para todos terem o mesmo centro. é até um projeto interessante: um mundo sem viadutos – mas não nos deslocaríamos tanto.

só quero esboçar a tese de que o fracasso da barra é o mesmo de qualquer outro bairro: é tudo fruto do modo de vida pelo qual as pessoas optaram (ou ao qual foram co-optadas, ou se deixaram co-optar, sei lá).

dtm_rocam disse em 05/11/07 14:04 …

Essa área seria onde hj se localiza o BarraPoint, Condado de Cascais, Loft…???