andredecourt's Foto von 13.11.07 

Mais um projeto do arquiteto e urbanista Azevedo Neto a Praça da Piaçava, construída no lugar da antiga praia homônima no Humaitá espelhava o bom gosto e o refinamento de traços do grande arquiteto da PDF.

Para esplanada conquistada sobre aterros, que levaram o litoral da Lagoa consideravelmente para frente, e que já tinha sido urbanizada de forma precária nos anos 20. Azevedo Neto, aproveitou o terreno plano e a chegada de várias vias em ângulos pouco usuais para criar uma praça com jardins em forma de leque, que ia do encontro das Ruas Jardim Botânico com a Humaitá, até a as Ruas Fonte da Saudade e das Avenidas Borges de Medeiros com Epitácio Pessoa.

Desse urbanismo pouca coisa resta, algumas poucas árvores espalhadas nas extremidades do que era a grande praça e pedaços das antigas vias. O urbanismo começou a sofrer modificações poucos anos depois de realizado, como a construção da Igreja de Santa Margarida Maria dentro do seu perímetro e algumas modificações viárias do alargamento da Rua Humaitá, mas a maior de todas nos anos 60, que transfigurou toda a área, a abertura do Túnel Rebouças e a construção de seus acessos como o Viaduto Saint Hilaire. A grande praça foi praticamente varrida do mapa e transformada num grande espaço asfaltado, aguardando a instalação do pedágio do túnel, o que nunca ocorreu (http://www1.fotolog.com/andredecourt/4136559 e http://www.fotolog.com/andredecourt/4164559 ) .

Modificações seguintes nos anos 80 tentaram devolver um pouco o espaço verde, mas a construção de mais um viaduto para o Rebouças, o agressivo Viaduto Eng. Humberto Vidal Bandeira de Melo, inviabilizam qualquer melhor intervenção.

Num lugar que tanto se modificou, identificar e nomear as vias que estamos vendo é muito difícil, com base em fotos mais antigas e em mapas descobrimos que quase todas desapareceram. O nosso fotógrafo está aparentemente numa casa na Rua Abelardo Lobo, já a via que vemos saindo da esquerda da foto em sentido diagonal era um prolongamento hoje não mais existente da Av. Alexandre Ferreira, e lá no fundo podemos vislumbrar o traçado da Rua Diná Silveira de Queiroz, onde um pedacinho do urbanismo original, inclusive as árvores resistem as transformações gigantescas passadas por essa área.

Agradecemos o envio da foto ao amigo Gilberto Negreiros

Comments (8)

triunfodapintura 13.11.07 10:42 …

Parece até uma foto de outra cidade.

luiz_o 13.11.07 10:54 …

Totalmente irreconhecível.

rodperez 13.11.07 12:23 …

incrível!

mudou tudo

anovello 13.11.07 12:50 …

Meu queixo caiu, tão grande foi a mudança.

buraite 13.11.07 14:08 …

Outro dia parei o carro nessa praça, nem podia imaginar que era isso aí, que coisa…

rock_rj 13.11.07 19:58 …

Puxa! Essa aí eu nunca tinha ouvido falar…
Muito boa!

sorio 14.11.07 04:47 …

Desconhecia esse nome, interessante.

André Costa também em Rio Passado
http://www.flickr.com/photos/11124678@N02/

jban 14.11.07 07:18 …

Muito bom, André !