foto de andredecourt en 21/11/07 

Ontem tivemos por causa de um ciclone passando por alto mar um dia de mar mais perigoso que o normal, em Copacabana além das correntes e “bocas” que exigiam dos salva-vidas muitas vezes salvamentos por meio de helicóptero, o mar estava forte no Posto V com fortes ondas estourando defronte à Rua Miguel Lemos.

Fiquei pensando como seria com o litoral antigo.

A antiga praia de Copacabana, em seu litoral original era muito mais amigável para os banhistas, em dias de mar calmo, que a de hoje. Declividade suave, ondas quebrando afastadas da areia e muitas vezes até “piscinas” para as crianças. Além da fina areia e de ótimas condições para se nadar além da arrebentação. Nos dias de mar forte ela se tornava, segundo os mais antigos nas melhores ondas para pegar jacaré e muitas vezes em um paraíso do surf.

Mas as ressacas na velha orla, levavam a fina areia embora e o mar se transfigurava num liquidificador, que invadia o bairro, destruía a Atlântica e assustava os moradores. O resultado dessa fúria não ara culpa do mar, mas sim do bairro, que quando foi loteado não previa a sua avenida litorânea, criada uns 15 anos depois e das construções construídas em terrenos das primeiras dunas na praia, que certamente seriam afetadas em grandes ressacas. Mas no séc XIX o Carioca ainda era um ser virado para dentro e não para o mar.

Por causa disto nos anos 70 a praia foi engordada, destruindo o fundo marinho, que levará anos para se recuperar. Ou a natureza irá consertar o novo litoral ou irá retomar o que era seu por direito, carreando a nova praia embora.

Na nossa foto, dos anos 50, vemos um típico dia de mar calmo no bairro. O fotógrafo estava na região do Posto II, uma das mais frequentadas no passado, e certamente sendo esse o motivo para ela ter recebido a maior quantidade de areia na engorda. Hoje esse local o mar está afastado uns 80 metros de sua linha original.

 

Comments (5)

therockisanart 21/11/07 7:20 …

Acho uma GRANDE MALDADE o que fizeram com Copa, até Raul Seixas que teve um carro que estava estacionado na Av. em dia de ressaca e foi destruido deu uma entrevista ao lado do Carro dizendo que o mar era o unico que não tinha culpa.
Deve ter esse video no You Tube.

Abraços
Michael Meneses

mzj 21/11/07 7:45 …

Nossa, prefiro nem comentar . . . . .

rockrj 21/11/07 9:07 …

Até que não estava tão calmo assim, me lembro que tinham ocasiões que o mar parecia uma piscina…

luiz_o 21/11/07 11:08 …

Essa era a Copacabana da minha infância e juventude. Como o Rockrj, quem viveu, viveu, quem não viveu, ficou na saudade.

Nos dias de ressaca a coisa ficava braba. A praia era muito mais simpática mesmo com todo o esgoto que ali era despejado.

Bons tempos.

jban 22/11/07 6:04 …

Belas cores dessa foto. Não tem cara de foto dos anos 50.