andredecourt's foto van 18-12-07

Nessa bela foto de Botelho podemos ter uma idéia de parte do Centro do Rio no final da década de 20, um dos períodos mais equilibrados em termos de população, obras públicas e infra-estrutura da cidade, mesmo a Adm. Carlos Sampaio tendo sangrado os cofres públicos com o custoso desmonte do Morro do Castelo no início da década.

No centro da imagem temos o municipal que age como um divisor de perspectivas de uma cidade que mudava mais ainda com graça e equilíbrio, à esquerda a velha cidade, colonial e apertada e à direita o Rio da Belle Époque, representada pela Av. Rio Branco.

A foto é muito reveladora, pois mostra grande parte do velho traçado da Rua da Guarda Velha, hoje 13 de maio, que nessa época embora já alargada em um de seus lados por Passos, ainda estava longe de ter o atual PA criado poucos anos à frente de nossa imagem no Plano Agache.

Podemos imaginar o quanto a rua era estreita antes das reformas de Passos, mas mesmo alargada a velha via mantem todo o seu lado esquerdo no alinhamento primitivo e tem seu traçado desaparecido após a esquina da Av. Alm Barroso indo até o velho Largo da Carioca, que nessa época já tinha sofrido duas ampliações, uma no período Passos e a seguinte, poucos anos antes da nossa imagem com a demolição do velho Cafariz da Carioca.

Mas na foto, prédios antigos como o Theatro Lyrico e a Imprensa Nacional podem ser vistos, ainda em seus lugares originais, o Lyrico desapareceira dentro de pouquíssimo tempo e a Imprensa seria demolida nos anos 40, quando o novo prédio na Praça Mauá ficou pronto.

Na direita a Av. Rio Branco, com praticamente todos os seus prédios da primeira geração, diferem em muito da via desumanizada de hoje, a proporção entre as árvores, os prédios e a largura da rua é a ideal. Nela podemos ver a silueta de dois prédios marcantes o Hotel Avenida, com a Galeria Cruzeiro em baixo e mais ao fundo da foto a grande torre do prédio do Jornal do Brasil, nessa época ainda um dos mais altos da cidade.

Nas base da foto temos uma ajardinada Praça Floriano, o Palácio Pedro Ernesto e parcialmente aparecendo o prédio do Amarelinho e uma das torretas do prédio do Supremo Tribunal Federal.

 

Comments (5)

zecarioca 18-12-07 7:42 …

O que mais me impressiona, vendo essas fotos da Cinelândia é pensar em como alguém imaginou que a praça ficaria melhor sem os jardins centrais. Transformando-a naquele terreiro cinza. Eu tenho uma teoria que as praças (bem cuidadas, claro) trazem mais paz às cidades! Torço para que algum daqueles senhores que estão no prédio ao lado do Municipal, resolva olhar pela janela e agir em prol da cidade! Abraços.

rockrj 18-12-07 11:53 …

Espetáculo de foto!

luiz_o 18-12-07 12:54 …

Ah, se o Rio fosse assim!

dai_melop 18-12-07 13:57 …

Ahh .. a gente chega a sentir uma nostalgia de um tempo que sequer chegou a viver ..
:)

essa praça tem uma forte ligação com a minha história (claro que tanto mais com a do Brasil) ..todo o plano urbanístico dela
e ainda é vizinha do primeiro referencial de escola de arquitetura desse país .. a mãe de tantas FAUs como a minha
^^

aliás .. isso me lembra q nunca consigo visitar o MNBA por dentro qdo vou por ali pq sempre tem algo q me impede por um motivo qualquer ¬¬

E complementando o comentário de /zecarioca, é uma lástima que a ‘vida urbana’ da cidade (das metrópoles, em geral) tenha se perdido um pouco, com o passar dos anos. As calçadas e bancos de praça perderam a sua função como lugares de convívio.
Os shoppings centers assumiram esse papel de forma assustadora. Hoje é impossível projetar um sem que se planeje espaços para cinemas, cafés e afins (um dos motivos porque a Cinelândia deixou de ser ‘terra de cinemas’).
A RUA PERDEU SEU LUGAR NA CIDADE .. Os veículos adensaram o espaço aberto .. A violência atingiu índices alarmantes .. A tecnologia se disseminou, permitindo encontros ‘virtuais’ (quer seja por telephone ou via online) .. Tantos fatores que fizeram das praças apenas lugares mais de referência no espaço urbano que de convivívio social.

Não vai mais ser como era antes .. mas continua lindo
:)

Saludos

jban 18-12-07 20:42 …

Estive ontem no Municipal trabalhando em um evento e depois pude tomar um Chopp em paz no Amarelinho, enquanto admirava a grandiosidade dessa obra. Pena que está um tanto apequenada pela escala dos prédios à sua volta.

O Centro da cidade à noite é ótimo.