Ladeira de Santo Antônio com Rua Sen. Dantas

andredecourts foton från 2008-01-07 

Nossa foto de hoje mostra um local que se modificou tremenadamente nos últimos 79 anos !
Malta se localiza no topo da Ladeira de Santo Antônio para tirar essa foto, que mostrava os melhoramentos da via dos carris no início da Rua Senador Dantas, que nessa época se iniciava no encontro das antigas Ruas da Guarda Velha e Barão de São Gonçalo, ambas reformadas e alargadas por Passos. Na época de Passos a velha da Guarda Velha já se chamava Rua 13 de Maio, e a B. de São Gonçalo em poucos anos se transformaria na Av. Almirante Barroso.
A foto nos mostra além do urbanismo da época prédios há muito demolidos, logo à esquerda temos uma das laterais do Teatro Lyrico, com sua grande e profunda empena, onde haviam muitas janelas e em tempos idos, antes de algumas reformas, uma enorme porta, que servia para a entrada dos objetos das trupes circenses, pois o Lyrico foi construído para abrigar também espetáculos de circo, com todos os números inclusive feras. Finalidade essa poucas vezes usada. Pois o Lyrico se consolidou como um teatro de ótima acústica sendo então o melhor da cidade até a construção do Municipal. Nessa época 1928 ele já estava decadente, e aguardava seu fim para poucos anos à frente.
Na esquina da Rua 13 de Maio vemos um pedaço o complexo do Prédio do Lyceo de Artes e Officeos, nota-se que sua fachada já tinha sido reformada, para quem não sabe, ou não se lembra o prédio do Liceu foi sendo construído em partes, que iam substituindo o antigo e enorme prédio da época antes de Passos.
Parcialmente encoberto por ele temos o prédio do belo Palace Hotel, de propriedade dos Guinle, e que era um dos maiores prédios da primeira geração da Av. Central, tendo sido demolido na década de 50 para a construção do Ed. Marquês de Herval.
Ao fundo, chamando atenção vemos a cúpula do Pavilhão dos Estados, depois Minsitério da Agricultura e demolido nos anos 70, mais ou menos à mesma época do Palácio Monroe.
 

Comments (9)

triunfodapintura 2008-01-07 07:46 …

Nesse fotolog, sempre uma surpresa. Parabéns!

derani 2008-01-07 09:24 …

Finalmente acho que me situei agora… essa rua estaria no traçado da hoje Av. Almte Barroso?

luiz_o 2008-01-07 10:55 …

Excelente foto. Se não fossem as explicações seria muito difícil me localizar.

flaviom 2008-01-07 11:05 …

Mais uma do tempo do Pref Prado Junior. O desmonte do Morro do Castelo estava recém terminado, permitindo avistar o mar (depois do Pavilhão das Indústrias) desde este ponto.
Ângulo inédito!

jban 2008-01-07 13:23 …

Fotaça seu André ! Fotaça !

andredecourt 2008-01-07 13:51 …

Derani, Malta estaria hoje na Av Chile, mais ou menos na altura dos prédios do BNDES e Petrobras

 

rodrigonetto 2008-01-07 17:09 …

Imagem inédita. Dez anos depois bem aí em frente seria erguido o Tabuleiro da Baiana. Na mesma época o prédio do Liceu Literário Português veio a ocupar a esquina do lado direito onde estão aquelas casas.
Só não entendi uma coisa, a Barão de S.Gonçalo era sem saída? Sempre achei que ela terminava na Senador Vergueiro. A atual Alm.Barroso começa ali.
Já a ladeira de Santo Antônio, pelo que sei começava no antigo Largo da Carioca e subia por trás do Teatro Lírico, acompanhando o muro ainda existente do Convento. Ainda há ali uma placa com o nome da rua.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

andredecourt 2008-01-07 18:25 …

Rafael, aparentemente a Ladeira de Santo Antônio Começava aí nessa época, o prolongamento dela foi criado depois, unificando a via que existia anos antes para os bondes de Santa Teresa até por trás do Chafariz da Carioca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 15 = 21