Passeio Público, anos 40

andredecourts foton från 2008-01-08 

Nesse postal dos anos 40 o histórico Passeio Público é identificado erroneamente como Jardim da Lapa, embora talvez nessa época fosse o nome que alguma administração pública tentava impor a um lugar há muito nomeado. Como se tentou fazer inúmeras vezes, inclusive com ruas famosas como a Ouvidor.
A foto feita aparentemente após a demolição do prédio do Cassino e Teatro Beira Mar mostra com destaque as sobras do velho conjunto do Terraço do Passeio e as obras de arte feitas por Mestre valentim, que passaram um período encobertas pelo prédio em estilo neo-colonial.
Vemos de frente o Chafariz do Menino, que fazia parte do conjunto original do terraço, famoso por sua figura do menino enchendo a barrica, encimado pelo dístico “sou útil ainda brincando” por de trás temos o Chafariz dos Amores ou dos Jacarés, que é muito interessante, mesmo privado de alguns elementos originais feitos por Valentim como o coqueiro e as pequenas aves pernaltas, tão características dos trabalhos do Mestre Valentim. Na foto por cima da estrutura de ambos os chafarizes se sobressai as armas do Vice-Rei Luiz de Vasconcelos, feita em mármore.
Nessa época o Passeio, bem como o Campo de Santana tiveram suas grades retiradas, o que levou ambas as áreas verdes a depredação e decadência ao longo dos anos, voltando a serem gradeados no Governo Lacerda, onde grades seguindo os projetos originais e os portões removidos, no Passeio para dentro do parque, recolocados, tendo sido o Passeio restaurado.
A foto ainda nos brinda com algumas figuras humanas como crianças brincando, adultos passendo e um “civil” com sua farda de cor caqui.
Agradecemos o envio desse postal ao amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva
 

Comments (7)

lucia 2008-01-08 08:31 …

Andre,
Ainda tens uns maribondos por aí??
Aquela criatura desqualificável depois de falar o que falou do Rio, ainda foi passar o Reveillon na praia de copacabana!!! Como é corajosa, não??
Imagina se meter no meio da multidão, nessa cidade violenta, perigosa e armada até os dentes….
Recuperou o bólido e continua falando mal daqui.
PQP!!
Sorry pelo desabafo, mas você me entende!
Bj

luiz_o 2008-01-08 11:00 …

Saudades do Rio!

derani 2008-01-08 11:56 …

Crianças brincando… não dá pra ver nada, mas é bem possível, nesta época muitas famílias ainda moravam no Centro e na Lapa.

jason_1900 2008-01-08 14:16 …

O que eu mais gosto no Passeio Público é o querubim no chafariz, com a faixa que diz “Sou útil inda brincando”.
Bem bonitinho.

tumminelli 2008-01-08 17:42 …

Bacana esse postal. Sabe que depois da reforma ainda não fui aí?
🙂

jban 2008-01-09 09:00 …

Uma beleza mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 15 = 25