foto de andredecourt en 9/01/08 

Voltamos ao tempo, mais precisamente ao final do séc XIX para termos uma visão em ângulo inverso de nossa foto de ontem.

Nessa época todo o conjunto do Passeio ainda estava intacto, principalmente o seu terraço. Como a foto é de antes das reformas urbanas de Passos, logo após ao terraço tínhamos as águas da Baia da Guanabara numa pequena praia entre a da Lapa e do Boqueirão. Por isso todo o conjunto imaginado por Mestre Valentim pode ser apareciado.

Atrás dos dois curiosos agentes da lei temos os dois chafarizes, virado para nós já encoberto pela típica vegetação que existe possivelmente desde a reforma feita por Glaziou o Chafariz dos Amores ou dos Jacarés, já sem as árvores pernaltas e o coqueiro, abaixo das armas do Vice-Rei Luiz de Vasconcelos, que não pode ser vista na foto por um defeito, temos o busto de Diana instaldo pelo Conde dos Arcos. Do outro lado não aparecendo está o Chafariz do Menino. Podemos ver como o conjunto era simpático ainda mais composto pelos Pavilhões do Terraço do Passeio demolidos nos anos 20 do séc XX.

Os bancos, duplos, em estrutura metálica também são muito bonitos e os lampiões à gás são muito antigos, ainda em estilo inglês, tendo eles desaparecido das vias da cidade no raiar do séc XX, quando ou foram substituídos já por luminárias elétricas ou pelos modelos franceses mais altos e fortes, como aliás aconteceu no Passeio.

Ao fundo vemos um sobradão e uma casa, ambos em estilo colonial, localizados no entrocamento das ruas da Ajuda e Santa Luzia, onde pouco tempo depois seria construído o Palácio Monroe. É digno de nota ver que o Passeio nessa época ainda era cercado de muros, que foram cedendo lugar para as grades, até a remoção das mesmas nos anos 40, o que se mostrou um desastre.

Não podemos deixar de agradecer ao amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva , pelo rápido envio desta foto, que veio complementar magistralmente o post de ontem.

 

Comments (8)

dai_melop 9/01/08 9:08 …

Tantas lembranças .. ai ai ..

(…)
e hj nem é tudo o q já foi ..

Beijos
:)

alo_helo 9/01/08 9:55 …

Voltando no tempo mesmo, muito lindo tudo!!!

Adoro este fotolog!!!!!

derani 9/01/08 10:49 …

Dá vontade de voltar no tempo e andar por aí.
Devia ser uma magnífica vista…

sorio 9/01/08 16:40 …

Inédita, e muito engraçada,
podem ser o “Cosme e o Damião”, ora pois, …

André Costa – de Só Rio

luiz_o 9/01/08 18:12 …

Que cidade mais civilizada!

triunfodapintura 9/01/08 20:30 …

O seu texto detalhadao é sempre sensacional.
Gostava de ir com meu irmão no Passeio ver a feira de filatelia.

flaviom 9/01/08 22:59 …

O próprio Keystone Cops, do Comedy Capers…

claude_photos 13/01/08 20:01 …

Gostei do design do mobiliario urbano.