andredecourt's photo de 25/01/08 

Nossa imagem aérea de hoje, é na verdade uma panorâmica, tirada do Ed. Marquês de Herval, recém construído, em direção ao Largo da Carioca.

Nossa janela de tempo é exígua pois essa vista esteve disponível por pouquíssimo tempo, os novos jardins do Largo da Carioca realizados em Setembro de 1956, vistos por sobre o conjunto do Liceu de Artes e Ofícios demolido em 1958.

Na nossa imagem podemos ver uma boa parte do conjunto do Liceu, inclusive seu pátio interno, e na direita da imagem seu tradicional torreão, infelizmente a foto não permite ver se a parte da Av. Rio Branco já começou a ser demolida, curiosamente a última parte do prédio inaugurada em 1916 foi a primeira a cair ainda no início de 1957. A perda do prédio do Liceu para o Governo Federal, mais precisamente para a Caixa de Amortizações é uma das nebulosas histórias da era Vargas. E por ironia do destino era do torreão que Lacerda em discursos furiosos ajudou Getúlio a se matar.

Ao fundo podemos ver os jardins do Largo, realizados em 3 dias pelo arquiteto Mauro Viegas da PDF com técnicas revolucionárias onde os detalhes podem ser vistos neste post ( http://www.rioquepassou.com.br/2007/01/31/ e  http://www.rioquepassou.com.br/2006/09/19/).

Na extrema esquerda inferior da imagem podemos ver o Tabuleiro da Baiana e pela foto podemos ter uma idéia de como ele era encostado nos prédios do quarteirão entre as Ruas 13 de Maio e Senador Dantas. Mais ao fundo vemos o Morro de Santo Antônio em pleno processo de desmonte, que curiosamente mantinha algumas abas junto ao Largo e a Rua Senador Dantas onde haviam prédios públicos, notadamente o prédio da Polícia Especial. Embora a parte central do morro e junto boa parte da Rua do Lavradio já tinha sido arrasado.

A imagem não nos permite ver se o acesso pela Ladeira de Santo Antônio feito para os bondes de Santa Teresa usarem o “loop”do Ed. Da Ordem Terceira ainda está sendo utilizado, mas certamente pela destruição do morro os bondinhos já devem estar utilizando o terminal provisório no meio do lamaçal do morro, mais ou menos onde se encontra o terminal moderno, construído só nos anos 70.

 

Comments (4)

derani 25/01/08 09:18 …

Curioso.. parece que o desmonte do morro se deu da Rua do Lavradio para o Largo da Carioca…
Ainda me lembro de ver muito lamaçal na Av Chile.

luiz_o 25/01/08 10:57 …

Dava até para pular do edifício para o teto do Tabuleiro da Baiana!

jban 25/01/08 13:21 …

O Quartel da PE ainda estava de pé….

triunfodapintura 25/01/08 23:04 …

Essa foto é incrivel!