andredecourts foton från 2008-02-25 

foto 2/2

Nada do que vemos nessa foto existe mais, estamos na Rua General Pedra, uma das vias que desapareceram do mapa na atabalhoada reforma urbana realizada na região do Catumbi, Cidade Nova e o que restava da Praça XI no início dos anos 70 para a construção dos viadutos da Linha Lilás, do Metrô e de um plano urbanístico que decretou a morte de todos esses bairros.

Nessa época praticamente todos os imóveis estavam condenados a desaparecerem, aliás desde as obras da Av. Pres. Vargas nos anos 40 essa foi uma região que começou a ser desarticulada da cidade, principalmente a parte mostrada em nossa foto de hoje, pois ficou entre a larguíssima e árida avenida e os muros da Central, perdendo contado com o resto da cidade.

Mas mesmo assim, abrigava uma população que remetia a sua ocupação desde o séc. XIX, imigrantes, escravos libertos, operários, pequenas manufaturas, comércio especializado e comércio de bairro, esse sempre muito atrelado aos hábitos dos moradores.

A loja que vemos no decadente sobrado, que já viu dias melhores, embora ainda guarde em sua fachada, vários elementos de tempos melhores como o acionamento do toldo ( inexistente ) por manivela, as portadas de cantaria, pintadas de verde e simpáticos trabalhos de serralheria nas portas de enrolar, certamente ganhas na última reforma do imóvel em 1921, como está gravado na fachada, quando deixou de ser certamente uma casa colonial térrea para ganhar detalhes ecléticos.

O imóvel abriga um típico armazém de secos e molhados, o qual detalhamos o interior na primeira foto de hoje, panelas, vasilhas, peneiras, sandálias havaianas, pencas de banana, vasos de barro e prateleiras com mantimentos ensacados podem ser vistos. Além de três símbolos de umbanda, como o vaso com Espada de São Jorge, e duas estatuetas de orixás as quais não posso identificar.

Ao fundo uma chaminé, possivelmente de alguma padaria, e ao lado um outro sobrado térreo, com pinta de abandonado, e junto ao casal de namorados cartazes com o evento “Electra 6”

Não deixe de ver a foto anterior !

Foto: Arquivo da família

Comments (6)

derani 2008-02-25 10:28 …

Incrível, ainda passava gente por aí… me lembro que era praticamente um deserto.

luiz_o 2008-02-25 12:00 …

Há algum tipo de comércio assim nas vizinhanças da Cruz Vermelha, ruas 20 de Abril e adjacências.

tumminelli 2008-02-25 12:51 …

Imagino o mafuá que devia ser essa loja.

:-) )

jban 2008-02-25 14:58 …

Ainda se vê algo do gênero no Estácio, Cidade Nova e Catumbi

jason_1900 2008-02-27 01:38 …

Seria uma loja de artigos de umbanda?