andredecourt's photo from 3/21/08 

Um mais desavisado poderia olhar essa imagem e perguntar qual cidade colonial seria essa, sem saber que estamos olhando para uma das mais importantes partes do Centro do Rio de hoje.

O que vemos em destaque é a lateral do Morro do Castelo, destruída parcialmente pelas reformas urbanas de Passos, bem como o tecido urbano logo abaixo, englobando o desaparecido Largo da Mãe do Bispo, bem visível na foto.

Para conseguirmos pelo menos o mínimo de localização espacial na nossa foto, temos que mirar na construção aquadradada, sem janelas, no meio da foto em altura e em sua parte direita. Vemos ali o fundo do Colégio de São José, depois sede da Câmara Municipal e onde no exato lugar está o Palácio Pedro Ernesto.

Bem à esquerda da construção o grupo de sobrados em chanfro que assinalavam a chegada da Rua da Ajuda ao largo como também a partida da Ladeira do Seminário morro acima, mais ou menos onde hoje se localiza a quina da Escola Nacional de belas Artes com a Rua Araújo Porto Alegre.

Por de trás do Colégio de São José não vemos a Rua Sen. Dantas, mas sim os jardins e hortas do Convento da Ajuda, e quase no extremo direito, uma pequena parte do conjunto edificado, se mesclando com sobrados da Rua da Ajuda junto das fraldas do Castelo, a época certamente um dos bons endereços da cidade, desde a transferência do Matadouro para a Praça da Bandeira décadas antes.

N o topo do morro vemos a igreja dos Capuchinhos e na parte esquerda superior uma pequena parte do complexo dos jesuítas.

É impressionante constatar por essa imagem como as dimensões da cidade se modificaram com as reformas urbanas do séc. XX, pois a nossa imagem deixa passar que se trata de uma área muito maior do que fato é. Sem dúvida uma imagem muito interessante tirada das encostas de Santa Teresa, logo após aos Arcos, possivelmente da Rua Joaquim Murtinho.