Hoje republicaremos o post realizado no dia 18 de Abril de 2004, e fala sobre o Maracanâ, desde já agradeço as inúmeras mensagens de felicitações e boa sorte postadas aqui ontem, muito obrigado. Além logicamente das sugestões já avalizadas pela nossa web-designer de plantão !

Temos direto do final dos anos 40 a maquete original do Complexo Desportivo do Maracanã, construído nos terrenos do antigo Prado Itamaraty, do Derby Club .

Podemos ver que já eram previstos o ginásio, hoje o Maracanãzinho, bem como as outras arenas desportivas, mas é nelas e no sistema viário que o projeto e a realidade se diferem totalmente .

Reparem bem no estádio de atletismo, não tem nada a ver com o atual Célio de Barros , a pista era proposta numa angulação de 90 graus da atual, e se repararem bem existiria uma grande concha acústica, bem como as arquibancadas parecem comportar um número bem maior de pessoas que as atuais .

Já o Parque Aquático Júlio De Lamare também tinha no projeto uma fisionomia completamente diferente da atual, uma grande arquibancada, e apenas uma piscina, e temos também as estruturas perto das rampas de subida da Av. Maracanã, transparecem ser arquibancadas orientadas para quadras, possivelmente de tênis . Haveria um grande obelisco, e uma pequena construção ao lado do parque aquático, também não identificada, mas pelo formato lembra a de um planetário, talvez um velódromo.

Quanto às dimensões do complexo é interessante notar, que se incluía naquela época a área do antigo museu do Índio, que é hoje aquela casa em ruínas atrás do Maracanã, que pelo visto acabou não entrando nas demolições, talvez por na época ainda ser um centro e veterinária do Exército. Hoje o terreno do complexo acaba na altura do projetado obelisco, havendo ali um corte em diagonal e uma rua .

Já o sistema viário no entorno apesar de parecido não é igual ao atual, notem a pequena largura do que hoje é a Av. Radial Oeste, e como o espaço dado à estação Derby Club era generoso, é curioso também notar um viaduto nunca realizado certamente ligando a rua Visconde de Niterói ao eixo Av. Professor Manuel de Abreu e ao Boulevard 28 de Setembro