Nessa imagem vemos a Av. Vieira Souto nos primeiros anos da década de 50. Podemos observar a ausência do calçadão  junto à areia, calçadão este que só começou a ser construído dos anos 60, partindo da amurada da região do Arpoador que datava do início do século.

Por não existir o calçadão a vegetação das dunas era de extrema importância para a manutenção não só da avenida desobstruída como tabém evitar a entrada das sobras de areia para dentro do bairro. Em 1950 o prefeito do DF Gal. Angelo de Morais receuperou as dunas que se encontravam sem vegetação provocando inúmeros transtornos aos moradores de Ipanema, possivelmente com essa recuperação foram instalados os conjuntos de quiosques de sapé, em oasis dotados de coqueiros, iluminação pública e brinquedos para crianças, projeto este do grande urbanista Azevedo Neto, um dos melhores de sua época no Brasil e funcionário da PDF.

Essa intervenção mais que oportuna gerou uma pequena placa, quase no Posto X, de quem vem de Copacabana, onde os moradores de Ipanema agradecem ao prefeito a  reconstituição das dunas, dunas estas que resitiram muito bem até o final dos anos 8o, onde eventos como shows, arenas de volley e até mesmo academias de ginástica patrocinadas por empresas se somaram ao total descuido do poder público e quase levaram a nova destruição das dunas. O próprio poder público atual, burramente no início do seu mantado, falou que elas não eram necessárias, se esquecendo como de hábito do passado de nossa cidade e de suas próprias intervenções realizadas há tempos. O resultado é que as dunas voltaram a ser recuperadas pois a areia em dias de ventania voltou a invadir a Av. Vieira Souto.

Mas nessa época Ipanema ainda contava com postos de salvamento do modelo que não era usado mais em Copacabana desde os anos 30, a popular cadeira e cesta em um alto poste metálico ou de madeira. Por isso, o mesmo prefeito em 1951, resolveu dotar não só a orla de Ipanema como também a do Leblon de postos de alvenaria do mesmo modelo dos existentes na Princesinha do Mar, sendo as estruturas art-déco construídas em plena época do modernismo.

É mais ou menos dessa época que nossa imagem foi produzida, mostrando em uma só foto o conjunto da obra do prefeito Ângelo de Morais nas orlas de Ipanema e Leblon, acredito ser este o Posto IX.

Agradecemos ao amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva o envio desta imagem