A Expo de 1922 além de criar um novo bairro na cidade com interessantes construções que iam do Neo-Colonial ao Missões, passando pelo Japonês, foi o importante momento da visita de chefes de estado e delegações de vários países.

Uma das chegadas mais aguardadas foi, sem dúvida, a do presidente de Portugal,  Antônio José de Almeida, que teve como característica ser o único presidente português a cumprir integralmente seu mandato até a estabilização política após a revoluçao dos cravos.

Irei postar inúmeras fotos, retiradas de publicação de época que demonstram a grande comoção popular da visita do cheve de estado da antiga metrópole à ex-colónia, 100 anos após o desligamento dos laços coloniais.

Na nossa imagem a qual desmembrarei alguns detalhes, vemos o presidente português e seu colega brasileiro, Epitácio Pessoa, dentro do carro oficial da presidência ao deixarem o Arsenal de Marinha a caminho do Palácio Guanabara, num desfile pelo Centro e partes da Z.  Sul. Chama atenção a efusiva saudação de todos os presentes retirando suas cartolas e os detalhes do interior do veículo, que amanhã poderá ser identificado pelos experts.