copa-anos-50-espelhada

Nossa foto de hoje mostra, a cores, um pequeno pedaço do bairro de Copacabana com muita felicidade.

Estamos vendo a esquina da Av. Atlântica com a República do Perú. A esquina é facilmente identificada pelo Colégio Cicero Penna, em seu prédio original, com as duas  grandes varandas de forma circular em estilo eclético. É interessante observar a entrada do colégio, bem como o parquinho com brinquedos no pequeno playground ao lado do prédio principal.

Na rua, muitos carros de produção americana e européia, mas já vemos alguns Jeeps e uma Kombi, certamente montados no Brasil, mas não 100% nacionalizados.

Após a esquina vislumbramos um pedaço das varandas do Ed. Netuno, ainda abertas e ao rés do chão a Confeitaria Alvear.

A praia se mostrava vazia e convidativa, mas em breve estaria encoberta pela sombra dos prédios, construídos sem a preocupação que o Plano Agache tinha com o sombreamento da praia, observada somente pelo Ed. Garujá, e um hotel no Posto VI, esse encoberto por uma construção frontal ainda mais cedo que o famoso edifíco.

O local que a foto foi tirada é um bom mistério, pois os prédios ao lado do Cicero Penna, não possuem esse tipo de veneziana, a única hipótese seria um prédio de  6 pavimentos, de inspiração déco, demolido na segunda metade dos anos 50 para a construção do edifício Gonden State, o que dá para nossa imagem o ano máximo de 1956.

Um detalhe é observar as cores dos anos 50, principalmente na roupa dos pedestres e banhistas.

 

A foto foi obtida através de nosso novo link o Blog  dos Carros Antigos (  http://carrosantigos.wordpress.com/ )