Mapa, anos 20

No mais carioca dos feriados o site brinda a todos com esse interessante mapa de boa parte da cidade nos anos 20.
Certamente confecionado no início dos anos 20 mostra uma cidade muito parecida com os dias de hoje, mas com algumas grandes e outras sutis diferenças.
Boa observação, principalmente na linha do litoral e nas vias.

7 comentários em “Mapa, anos 20”

  1. Muito bom. É imprescindível clicar sobre a fotografia para vê-la ampliada e observar principalmente o desenho das ruas existentes na época.
    Documento precioso.

  2. Detalhes interessantes:
    • o retorno das linhas de bonde à altura do túnel Velho;
    • a área do palácio das exposições, em São Cristóvão;
    • quem quisesse visitar o Pão de Açúcar… A Avenida Pasteur não está no mapa. O aterro do Iatch Club não está completo…
    • o Parque Lage ficava à beira da Lagoa…
    • ficava bonita no mapa a ponta do Caju numa forma quase orgânica…

  3. De tão bom que foi a descoberta deste site, que fui até o primeiro post (se não me engano de 2004), e vim pagina a pagina, tendo chegado no ultimo post no dia de hoje… É uma viagem espetacular e tragica, ver o quanto destruiram o RJ em nome de que? Progresso? Alias deveriam tirar isso da bandeira. Imagino se pessoas sérias tivessem governado nossa cidade, e se fossemos uma população realmente consciente, teriamos uma verdadeira e melhorada Paris debaixo de nossos pés. Infelizmente o povo é acomodado, e calam-se diante as falcatruas governamentais. Talvez pela via politica a coisa poderia comecar a tomar forma.. começar do zero.. e aous poucos reparar os danos.. quem sabe nossos bisnetos poderiam usufruir disso…

    1. Eu já falei sobre isso algumas vezes…. aqui no Brasil (e nas Américas de uma forma geral) a consciência de preservação é recente. Até o início dos anos 80, havia sempre a vontade de destruir o “antigo” para dar espaço ao “progresso”. Isso era visto como uma coisa boa.
      E por incrível que pareça a incompetência governamental evitou que atrocidades ainda maiores fossem cometidas contra a cidade, como a Av. Norte-Sul e a via expressa Leme-Urca, assuntos já abordados pelo Decourt.

  4. Acredito que o mapa seja da década de 10, pois as ruas do Leblon ainda não estão marcadas. Se não me engano a urbanização do bairro se deu em 1919.
    Há um trecho da Visconde de Piraja que ficava às margens da Lagoa. Era no Bar Vinte.

    1. Vitor mas já há um bom trecho da Av. Ataulfo de Paiva, como também da Afrânio de Melo Franco, ainda com seu traçado curvo, acompanhando a Lagoa, essas vias surgiram só quando da aprovação do bairro, por isso acho que o mpa deva ser de 1920/22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + = 21