Vemos nessa foto um síbolo daa pujança industrial dos subúrbios cariocas perdida nos anos 80 e 90, a fábrica da Standard Elétrica em Vicente de Carvalho.

A imagem mostra a moderna fábrica inserida num ambiente suburbano arrumado e limpo, apesar de bem simples, estamos na Av. Vicente de Carvalho, ainda de paralelepípedos e com os trilhos de bonde, embora o reboque jogado na Praça Aquidauana e a ausência da rede elétrica destinada aos carris mostra que o serviço de carris não mais existe.

A praça se mostra urbanizada no estilo moderno, com canteiros inspirados no paisagismo de Burle Marx no Park Way de Botafogo inclusive com postes americanos de modelo médio. No centro da avenida uma luminária padrão Light suspensa,  que indicava a importância na via nos subúrbios, pois elas comportavam lâmpadas de maiores potências ao contrario das econolite ( luminárias de prato ondulado) que dominavam os arrabaldes da cidade, mas ficam vulneráveis com lâmpadas acima de 250/300 W.

A fábrica produzia componentes eletrônicos, elétricos, sistemas de comunicação e telefonia, controladores, rádios, televisores etc….

Não consegui apurar as razões de seu fechamento, mas podemos especular a obsolescência da planta, impostos pesados, decadência dos subúrbios fomentada pela indústria da invasão e do tráfico de drogas etc… No lugar da planta está instalado hoje o Carioca Shopping, um dos grandes complexos comerciais que vem sendo construídos em lugares antes ocupados por fábricas, como caso da Nova América Fabril e do Norte Shopping, nas antiga fábrica Klabim.