Nossa foto de hoje mostra o cruzamento das Ruas B. de Mesquita e São Francisco Xavier na região do Maracanã, nos aos 50.

O caos no transito é flagrante, pois aparentemente a movimentada esquina não tinha sinal de transito e todos iam se aproximando meio que na “marra” ganhando nesse caso claro o bonde, o velho Chevrolet e o pequeno e amassado Preffect aproveitam a passagem do bonde para cruzar em sentido contrário, enquanto o outro Chevy ( ou seria um Ford) aguarda.

No mobiliário urbano temos em destaque o grosso poste em barbará, usado quando tinha que suportar em grandes vãos os cabos da rede de bondes normalmente em esquinas largas onde vários cabos de aço saiam para rede poder fazer a curva de acompanhamento dos trilhos,  e muitas vezes tambem sustentavam peças da iluminação pública e sinais de transito, tudo esticado nos cabos. Estes postes normalmente eram grossos mas não muito altos e ainda existem alguns perdidos pela cidade. Vemos o renque de oitis e uma luminária padrão Light no meio da rua, arranjo típico pós anos 40 nas vias que recebiam bondes.

A vegetação, bem como o muro ao fundo são do Colégio Militar, é uma pena o Google Street View não abranger esse local hoje para uma comparação direta.