Cidade das Crianças – 1971


Uma foto da Cidade das Crianças no Aterro. Uma triste lembrança que o Aterro já foi um local bem cuidado e frequentado pela população. Hoje depois de ter quase sido privatizado pelas empresas parceiras do Sr. Prefeito, notadamente as empresas falidas de Mr. X a vingança é o abandono total, a insegurança de a destruição do legado de Lacerda, Reidy, Burle Marx e Lotta.
Triste cidade que tem um triste prefeito!
 
Foto do Sr. Gyorgy Szendrodi

70 comentários em “Cidade das Crianças – 1971”

  1. Milhares de atividades aconteciam aí nesta época. Tanque para barcos, aeromodelismo, o avião da Varig, futebol, tênis.
    Um parque para ninguém botar defeito, mas que atualmente, pela insegurança, muitos deixam de frequentar.

  2. Típico dia de domingo. Como ainda não fechavam as pistas do Aterro, o pessoal utillizava bastante estas pracinhas. Se fosse hoje em dia, metade das pessoas já teriam sido furtadas.

  3. Hoje sai o anúncio oficial da venda do Hotel Glória pelo Mr. X. Será que fica pronto para 2022?
    O Parque Madureira começa a sofrer com a vizinhança “problemática”…

  4. Vendo essas fotos e outras preciosidades postadas aqui, eu chego a conclusão de que enquanto por um lado o mundo melhorou e muito, pelo outro, piorou e demais. Infelizmente coisas básicas que antigamente nós tínhamos como saúde, segurança e educação, hoje, é uma realidade drástica.
    Fizemos agora no dia 25 de Janeiro 30 anos das Diretas Já.
    Eu me pergunto muito se valeu a pena aquilo tudo em 1984.
    Para que toda aquela festa?
    Hoje, deveria cada um que levantou bandeira das Diretas Já como os artistas, atletas, vários falsos intelectuais e educadores que o Brasil tem, vir a público dar satisfações das promessas e mais promessas feitas nos palanques em 1984.
    Se essa era a Democracia que eles prometiam, então eu preferia a ditadura.

  5. Está tudo dominado caro Aluizio. Enquanto isso a presidente doa
    milhões de dólares para Cuba e o nordeste morre de sede.
    Mas em compensação teremos a copa e as olimpíadas.
    Quanto ao aterro, virou desterro.

  6. O problema Marco é que se realmente um dia já houve de fato democracia nesse país em 514 anos de História, o que eu duvido e muito, ela já acabou faz tempo.
    Agora mesmo acabei de assistir a um telejornal que vinha falando dessa área aí postada pelo Decourt hoje. A matéria jornalística retratava o caso que ocorrera no final de semana em que um dito “menor” foi acorrentado nu a um poste no bairro do Flamengo por estar roubado na área.
    Se ele realmente for o culpado o que mais me deixa estarrecido é ainda ter gente para defender esses indivíduos. Todo mundo daquela área sabe o quanto esse trecho do Flamengo, Catete, Botafogo e adjacências está amargando com assaltos constantes a pedestres por essas ruas.
    É por isso que hoje eu questiono se aquilo tudo no passado valeu a pena.
    Penso que o sonho acabou. Agora, é somente pesadelos.

    1. Gostaria de ver a tal da Yvone dando a mesma solidariedade as pessoas esfaqueadas, espancadas, e derrubadas de suas bicicletas na região do Aterro.

      1. É comum grupos de pivetões assaltarem, principlamente senhoras, na área. Eu mesmo já presenciei um grupo em pleno ataque na Rui Barbosa. Como moro na área, posso dizer que está cada dia mais insegura. Uma pena. Enquanto isso, o IPTU ó.

  7. Quanto ao dinheiro “doado” pelo atual Governo para Cuba, Marco, não foi doação não. É que o atual Governo estava quitando os pagamentos dos cursos de guerrilha realizados em Cuba nos anos 60 e 70 por esses falsos heróis que aí estão.
    É melhor levar no deboche do que se estressar com isso.

  8. Muito boa a foto!
    Quem vivenciou o Rio de Janeiro na data da foto, ou período em torno disso, poderá confirmar que este local (chamada Cidade das Crianças), tinha este aspecto nos seus dias mais movimentados.
    Eu diria que o policiamento do Flamengo e do Catete começou a sucumbir na época da mudança da capital federal. No início dos anos 70 os efetivos foram visivelmente remanejados para outros bairros da Z. Sul (Copacabana, Ipanema, Leblon, entre outros). A foto nos traz esses comentários.
    P.S. Lendo os comentários acima espero que aqueles que (inocentemente) apoiaram a Copa e a Olimpíada tenham a grandeza de desculpar-se com a sociedade carioca.

  9. Como era o Rio na minha infância! E como está hoje… Agora moro em outro país, e a impressão que tenho é que não apenas o Rio, mas o Brasil está desaparecendo, sendo transformado em outra coisa, com a qual já não mais me identifico… Ainda tive a experiência de nascer na Gávea, no tempo dos portugueses e das chácaras. Saudades.

  10. Notícia fresquinha: O Governo Estadual vai gastar 20 milhões de reais no novo sistema de refrigeração do Santos Dumont e ficará pronto só depois da copa. Mas a copa é no inverno pra que ar condicionado…

  11. Ainda falam em ditadura….
    Vejam o caso da Ucrania que foge como o diabo da cruz da Russia (hoje mais modernizada e menos inferno que a 50 anos) enquanto o Brasil corre para baixo das asas do comunismo (disfarçado em socialismo) internacional…
    Se esse “time” que ora nos governa tivesse ganho (não ganharam porque não tinham respaldo no povo) imaginem que grande Cuba não teriamos!
    Como já foi dito acima, carream-se bilhões de nossos cofres par países simpáticos a DITADURAS no mundo, sem nos consultar (claro que as evidências nos levam a pensar em DEVOLUÇÃO de dinheiro que “eles” receberam em 64, para entregar o país para as cortinas comunistas (ferro e bambu)…
    Eles ignoram que o muro de Berlim já caiu a tempos, que não existe mais a cortina de ferro da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS), e a China caminha pra isso também – gradativamente!
    Eis a razão maior dda violencia, escolas decadentes, hospitais caindo aos pedaços, insegurança total no país inteiro, militares amordaçados por $$$ (apenas os que tem poder de mando) inflação alta (sempre escamoteada) dados de pesquisas fraudulentos,, parte da cúpula do governo (quadrilheiros) anterior PRESOS… o CAOS nas ruas, e patrimonios desprezados.

  12. Hі thгe would you mind lettinց me kոow wҺicҺ webhost you’re using?
    I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must ѕɑy thgis blog loads a
    lot faster then mօst. Can you suggeѕt a good web
    hosting provider at a honеst price? Thanks a lot, I appreciate it!

  13. Será que o autor do site tem coragem de mostrar a cara. Um bom memorista, mas tenho dúvidas do fato como historiador. Digo isso, por que diabos ele fala que o divisor no Rio é o ano de 1982 como se o dirigente à época fosse capaz de fazer milagres. Será que o autor acredita em milagres??

  14. André,
    Só hoje achei seu blog. Tava fuçando fotos da Av. Copacabana antiga, e achei a da inauguração do cinema idem (maravilhosa – seu post de 2004). Meus pais foram, claro, na inauguração – ainda mais que meu pai trabalhava para o dono do cinema, o Luiz Severiano Ribeiro. Me lembro como fiquei me roendo de raiva por não ir – acho que meus irmãos mais velhos foram. Eu não tinha 7 anos ainda.
    Minha casa era exatamente ao lado do cinema. Foi a última casa da avenida a ser derrubada pra virar prédio. Vc teria alguma foto em que apareça essa casa?
    Gostei do blog!
    Tina

  15. Olá André!
    Estou em um projeto onde precisamos de fotos do Rio antigo entre 1920 e 1960. Gostaria de saber se haveria a possibilidade de você disponibilizar parte do seu material.
    Podemos nos falar quanto à isso?
    Desde já obrigado,
    Cordialmente,
    Alex Cabral

  16. Alguem se lembra dos torneios de futebol na praia do Flamengo, times Ordem e Progresso e Guara? Da Barao de Guaratiba 1974…
    Gostaria de relembrar, sera que alguem tem fotos ou videos deste tempo?

  17. Gente, já cansei de ir nessa praça com minha filha de cinco anos sem qualquer problema. Sempre há outras crianças lá. Menos que na foto, mas em qualquer praça de hoje em dia há menos crianças até que nos anos 80. iPads, videogame, pais temerosos… Não sei se dá pra culpar a insegurança por essa não.

  18. Para o Marco, peladeiro, mando o link http://memoriajs.blogspot.com.br/2009/11/1950-1960-1970-1980-2000-os-amantes-das.html. Para o Douglas, sóbrio, só concordo, apesar de discordar baseado nas notícias da praia de anteontem. Para o André, meu ídolo, espero que esteja vivo e não tenha desistido do Rio, apesar da MP3 pirata exposta no Facebook. Sinto saudades do meu pequeno mundo ora expandido ao extremo sem não até quando e onde.

  19. André, meu ídolo também.
    Sem você André, as memórias do Rio “passam” e se vão … entram em coma.
    Não deixe que isso aconteça.
    O pessoal que adora o Rio como eu, lhe agradece.
    Faço votos que esteja bem de saúde.

  20. Querido André, acho seu blog ótimo e acompanho sempre até vc parar de atualizar na data de seu último post. Minha mãe fiscal de receita veio do rio para Brasilia no início dos anos 60. Eu Caro André,nasci em Brasília e aproveitei a cidade na época , mas o Rio sempre foi cosmopolita. Já curtí copa 1978, minha tia morava na Siquiera Campos, fui show circo voador arpoador e lapa. Andei de patins no Tívoli da lagoa e no paque garota de ipanema, lembro que o vice de Brizola , Darci Ribeiro inaugurou o fim de linha de onibus no arpoador. Depois disso tudo mudou e após alguns anos eu voltei a hospedar na região da Bulhões de Carvalho sem UPP e sem metrô. Saia na rua e tudo bem. Mas aí mudou. Com o metrô o povo vem e não vai mais embora. Dorme na areia da praia. E o Arpoador, gangues de menores. Eu estou para aposentar, e na hora de fechar negócio em vez de um conjugado na bulhões, comprei um ap no pontões da barra. Ainda bem que eu curti a zona sul , mas a Barra é totalmente diferente e viável. Lembra Brasília e Miami pois foi feita para carros. Eu curto muito o seu blog e o jeito mediador de seus comentários. O Rio zona sul é bom para a balada mas para mim a barra é totalmente diferente e muito proxima da natureza. Meu sonho era morar em ipanema, mas como no filme de Hugo Carvana, Ipanema adeus.Comprei meu ap no Pontões da barra e estou adorando. É uma cidade de interior dentro do Rio de Janeiro. Na Barra da Tijuca, o metro quadrado era um real ( moeda da época ) em 1970 e hoje em dia um milhão de real. Parabéns pelo blog e volte como sempre foi, sem preconceito, o Rio de Janeiro é de todos nós. Abraços.

  21. Eu acho André, que vc é bem ponderado nos comentários sobre o Rio, a zona sul, norte e um modo de vida que não existe mais, a vida suburbana. A Barra da tijuca quem fez, foram os filhos das famílias da zona norte pois a Barra é viável. O Rio é poético, é cosmopolita, é cultura, são modos de viver na paz. BR 101.

  22. Bela foto, melhor ainda os comentários. Alguém sabe onde posso descobrir o antigo endereço das embaixadas no Rio antes de 1964?

  23. Caro responsável pelo site “foi um RIO que passou”,
    Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo excelente trabalho. No momento, estou realizando um trabalho de pesquisa sobre a presença do escritor Graciliano Ramos no Rio de Janeiro da primeira metade do século XX e interessei-me por algumas imagens recolhidas em seu site. Gostaria de saber como posso contáta-lo para saber mais sobre as fotos publicadas por você.
    Cordialmente,
    Thiago

  24. Insisto em visitar este site, na esperança que o nosso querido amigo pinte nas bocas, mas nada!
    o André tem tantos amigos, porque um deles não dá noticias a respeito de sua ausência?

  25. Oi,
    estou produzindo um documentário sobre os arcos da lapa, gostaria de usar algumas fotos que achei aqui no site, mas preciso de autorização. Vocês sabem de quem são essas fotos?
    Obg

  26. Creio que sei o que acontece com o André, assim como a tantos outros como ele.
    O Rio anda tão mal tratado, que efetivamente Passou de Vez……
    Ninguém conseguiu segurar; ou não quis faze-lo.
    Assim sendo, apenas me despeço, agradecendo pelos muitos momentos bons vividos na companhia desse blog.
    Grande abraço a todos, e vou deletar o link do meu micro.
    Honorio

  27. Prezados,
    procuro informações sobre uma montanha-russa que existia no final da década de 1950, aí perto, ao lado de onde hoje é o Monumento aos Mortos na Segunda Guerra. Aparentemente ela pertencia a um parque chamado de Parque da UNE.
    Alguém sabe me dar mais informações a respeito deste parque e/ou desta montanha-russa?
    Obrigado e parabéns pelo site!

  28. Bom dia,
    gostaria de saber se o site ainda está ativo ou se tem alguém, ativo, responsável pelo site.
    se possível, me responder pelo e-mail disponibilizado.
    Atenciosamente, Vanessa.

  29. André,
    Parece que vc não escreve mais no seu blog
    Acesso sempre seu facebook, mas lá só tem automobilismo
    Mas eu prefiro o que vc coloca sobre o Maravilhoso RIO DE JANEIRO
    Se mudar de idéia, estamos aqui esperando
    Abraços,
    Carlos Roberto Olivi

  30. Boa Tarde,
    Meu nome é Giuliana sou historiadora do Flamengo. Atualmente estamos montando e organizando nosso acervo e no inicio do seculo XX entre as decadas de 10 e 20 o Flamengo possuia um estádio localizado nesta rua, propriedade da familia Guinle. Gostaria de saber se vocês possuem foto do estádio ou das imediações que dê para identificar.
    Att,
    Giuliana

  31. Oi, por favor, poderia entrar em contato comigo por email? São perguntas bem simples sobre a localização de uma rua de 4 fotos aqui do site. Prometo que não vou tomar muito do seu tempo. É muito muito importante para mim. Obrigada!

  32. Um bom final de ano, a todos os órfãos do rioquepassou!
    Acho que o legado do André, foi esse espaço de confraternização.
    Quem sabe alguém toma coragem, e continua com o trabalho dele.
    Grande abraço a todos os que viveram o blog e o verdadeiro
    Rio que Passou.

  33. Tendo morado no Rio na década de 60 e 70 e esperando poder voltar um dia para alí residir, sou frequentador da cidade quase todos os meses. Acho que o Rio foi atingido por uma hecatombe, um desastre sem precedentes com esta Administração de Eduardo Paes que arrasou a cidade com suas obras mal feitas, caríssimas e desnecessárias, tornado a vida dos cariocas um verdadeiro inferno. Não há um lugar por onde se passe ou se ande que não esteja tudo quebrado, impedido, com engarrafamentos, problemas no transito de todo tipo, tudo mal sinalizado ou sem sinalização, um caos total. Desde a Barra até a Zona Norte se vê uma cidade que parece que passou por uma guerra, com uma infinidade de obras que nunca acabam e ao que tudo indica nunca terminarão. O Centro está uma anarquia as imediações do Paço intransitáveis a AV. General Justo virou uma garagem de onibus e taxis impossível de ser usada por quem vai ao III COMAR. O Leblon acabou e “desgraçados” dos que ousaram um dia, abrir seus empreendimentos comerciais ali, e que agora tem um tapume em frente as suas vitrines, a área da Av, Beira Mar proxima ao S. Dumont totalmente destroçada, ruas que mudam de sentido todos os dias, cruzamentos sem qualquer orientação, feitos para que haja acidentes, a Avenida do Aterro com novos cruzamentos e saídas que causam inumeros atropelamentos e por fim, a criminosa demolição do Viaduto da Perimetral que bem ou mal, amenizava o problema do trânsito. Quem determinou esta demolição deveria ir para a cadeia, destruiu-se um equipamento público que custou bilhões e anos para ser construído, com a desculpa esfarrapada de “revitalizar o Porto”, que na realidade é para “revitalizar” as contas bancárias dos empreiteiros que se beneficiaram com este verdadeiro escândalo, de se ludibriar a população com a recomposição de uma área que sempre foi deserta, está deserta e continuará deserta, pois a Zona do Porto é “habitat” de meia dúzia de “almas penadas” forçadas a residir alí e de milhares de individuos de vida torta, que elegeram seus arrabaldes escuros e de trevas para praticarem seus crimes e levarem suas vidas licenciosas. “Deus Ajude” que este Prefeito jamais de reeleja para qualquer tipo de cargo e que no fim de seu mandato seja promovido um rigoroso e severo escrutínio nas contas do Rio, para se descobrir os abusos cometidos no decorrer destas obras. Quanto ao que a maioria dos comentaristas mencionou acima, estão cristalinamente certos: não precisamos deste tipo de Democracia que nos foi imposto a partir de 1984, um regime destinado unicamente a defender criminosos públicos e privados, deixando quem estuda, trabalha, produz e paga impostos á mercê destes bandidos que nos assaltam nas ruas e nos expoliam através de tributos de todo tipo, nos roubando legalmente, mas imoralmente!

    1. Mais um nazifascista que deve chamar AQUILO que tivemos em 64 de “revolução” (com letras minúsculas mesmo, de propósito)…Gente que se acha dona da verdade dizendo que “ah, mas na minha época tinha respeito”…RESPEITO UMA OVA, CARA PÁLIDA!!!! TINHA É MEDO MESMO!!!! QUEM ASSOVIAVA “CAMINHANDO” DO VANDRÉ ERA DEDURADO POR ALGUM MERDA DOS INFERNOS, ERA PERSEGUIDO, TORTURADO E MORTO!!!! QUE MÉDICI, COSTA E SILVA, HUGO CHÁVEZ, STÁLIN, HITLER, MUSSOLINI, FIDEL CASTRO E TANTOS OUTROS APODREÇAM NO INFERNO!!!!

  34. E complementando: Além do inferno em que o Rio se transformou, ainda temos a vergonhosa atuação da Guarda Pretoriana do Prefeito, a tal “Guarda Municipal”, uma corporação composta por indivíduos cuja única especialidade é permanecer em grupos nas esquinas, batendo papo e dedilhando ou falando ao celular, quando não estão aplicando multas ou batendo em camelôs. É incrível que a Lei faculte a criação e existência de tal agrupamento de colossais proporções, que ao invés de defender e proteger a população, nada faz a não ser conversar e apreciar o movimento. Esses dias houve um assalto na Rio Branco e os marginais sairam correndo entre os carros, enquanto os Guardas Municipais apenas andavam, na tentativa de capturar os meliantes. Uma vergonha, um absurdo que nosso IPTU financie um órgão imenso, que não tem razão de existir já que há Polícia Militar. E a coisa chega às “raias” do ridículo e rizível com centenas de milicianos colocados a postos no “Lixo Zero” para punir quem joga um palito de fósforo no chão, ao invés de estarem correndo atrás dos criminosos. Mais de 200 homens sadios e fortes, dedicados a ficar vigiando o cidadão de bem, para lhe tascar uma multa na primeira oportunidade, enquanto os assaltantes ficam livres, leves e soltos. Tais políticas tem a única finalidade de criar mecanismos de Controle Social, subjugando a população nas mínimas coisas, punindo, multando, interditando, para que o individuou deixe de ter vontade própria e livre arbítrio para que o governo faça o que quiser sem protestos. É como espancar um cachorro todos os dias até que ele trema e se urine só de ver uma pessoa. É isso que este Governo Municipal e Estadual, composto por Comissários dos Petistas Comunistas, fez com o Rio e sua população!

  35. Recorro a vcs como última alternativa para obter fotos antigas/históricas do bairro de Engenho de Dentro. Como não consegui nenhum acesso às autoridades da cidade e como represento a grande rede de lojas de varejo Carrefour e ainda como a rede pretende homenagear o bairro ampliando e instalando painéis fotográficos com imagens antigas representativas no saguão da loja desse bairro, venho pedir-lhe que me oriente sobre quem procurar para poder receber uma série de imagens que serão submetidas ao pessoal do grupo e escolhidas. De minha parte, estarei formalizando a cessão com uma Autorização de Uso e incluindo os créditos nas imagens escolhidas. Para maiores e melhores esclarecimentos, coloco meu e-mail à disposição, bem como meu telefone em SP. Grato pelo auxílio, lembrando a enorme urgência que temos em receber o material.
    E-mail: [email protected] e fone 11 976335429
    Prof. Waldemar Ciglioni – SELL Publicidade / Carrefour

  36. Extremamente interessante a reunião dessas histórias envolvendo o nosso Rio; estamos tentando fazer um trabalho que envolve as áreas ao redor da Av. Erasmo Braga, no entorno da Igreja São José, Edifício Estácio de Sá (Av. Erasmo Braga 118), Fórum (TJRJ) e Edifício Garagem.
    Tudo isso para o aniversário de 60 anos do Edifício Estácio de Sá em setembro de 2016.

  37. Prezado Andre,
    Parabéns pelo blog, pelas imagens e comentários. Sou pesquisadora da história do Rio desde minha dissertacao de mestrado há quase trinta anos, continuando as pesquisas na tese de doutorado. Gostaria de lhe pedir autorização para utilizar 5 imagens publicadas em seu blog sem autoria, referentes a áreas que eu ainda não havia investigado. Seria possível vc responder pelo email acima?
    Agradeço muito desde já.

  38. Ô André,
    Por favor, continue com seu belo trabalho realizado aqui neste site. Não é possível que seja abandonado e que mais ninguém possa levá-lo adiante…Uma pena.

  39. Prezado,
    sou editor e já publicamos o livro chamado O Rio pelo alto, de Patricia Pamplona e Joaquim Marçal.
    Estamos publicando um novo livro esse ano e gostaria de falar com você.
    Muito obrigado
    Att
    André

  40. Uau… bastante comentários mesmo!
    Peguei à época da paz na cidade (ou de MENOS CAOS).
    Como não retorno há 20 anos (e confesso que NÃO MME FAZ A MEIOR FALTA), sei que está mudada: tenho a impressão que algumas vias de LEME & COPACABANA estão mais ‘largas’ e “com menos gente”; quando menor – transitava por tais com frequência. As tais edificações antigas e caos me impressionavam.
    Falam do caos na cidade (além do Estado), tenho acompanhado nos noticiários: aqui no RS (onde resido) nem diferente. Dizem estar pior que RJ & SP.
    E vendo em produções antigas (filmes, documentários): uma baita nostalgia ver tais diferenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 81 = 91