Nessa bela foto, na realidade um postal, vemos a região do Mourisco nos anos 20.

O urbanismo é o mesmo da era Passos, onde o final da orla de Botafogo foi retificada, melhorando a embocadura dos acessos aos novos bairros atlânticos da cidade, notadamente Copacabana, que ganhava de modo consecutivo um novo acesso, mais direto sem passar por dentro de todo o Bairro de Botafogo. Essa retificação da orla custou o sumiço dos últimos vertígios da pequan Laguna de D. Carlota, que ficava na foz do Rio Berquó, antes navegável e importante para o acesso a restinga de Ipanema e até mesmo Copacabana, indo até o outeiro do Forte da Piaçaba e de lá novamente por barco até a Praia Funda.

Sobrou ainda uma pequena área de areia ( http://www.rioquepassou.com.br/2007/08/17/enseada-de-botafogo-foz-do-rio-berquo-mourisco/ ) suprimida nos anos seguintes por novos aterros e a construção da piscina do Guanabara ( http://www.rioquepassou.com.br/2005/06/02/clube-de-regatas-guanabara-ii/ ) clube este no qual vemos sua bela sede, construída em 1922.

Na direita ainda vemos uma pequena nesga das garagens de barcos da sede do Botafogo de Regatas, bem como mais ao fundo as árvores junto ao aterro da elevatória do III distrito da City.

O urbanismo é ainda identico ao do início do séc XX, inclusive os postes, que seriam substituídos nos anos 30, quando as luminárias foram trocadas do arco-voltáico para as lâmpadas de tungstênio. Fato este que ocorreu em toda a Avenida Beira Mar, onde esses postes da era Passos, foram retirados, talvez por não serem padrão no resto da cidade que foi  utilizando outros modelos. Esses postes junto com os do canteiro central da Av. Central foram os primeiros exemplares de iluminação pública na cidade, usando um curioso sistema em série, como os pisca-pisca de natal. E para evitar que todo o conjunto apagasse quando uma lâmpada queimava havia um transformador dentro da luminária que permitia a passagem de energia, aumentando a corrente das outras, mas nãos desligando o circuito. E mesmo sendo enormes geravam e mesma luminância de uma lâmpada de 200W de hoje, mas com uma luz muito mais branca e desconfortável.