Nossa foto de hoje mostra o prefeito Pedro Ernesto inaugurando um dos postos de salvamento de Copacabana, certamente o Posto VI, perto da Rua Rainha Elizabete.

Como mencionamos no post passado a parte superior do posto foi modificada em relação ao projeto, perdendo a marquise dupla para o abrigo dos guarda-vidas, ou banhistas como se falava na época, mas como falamos no post passado a tipologia, não usada em Copacabana nos anos 30, foi usada em Ipanema nos anos 50, embora com modificações na marquise do bar.

A construção dos postos de forma definitiva ajudou a segmentar as divisões do bairro em relação aos postos de salvamento, algo que ficou algo incoerente com a instalação dos novos postos, já nos anos 80 e 90 do séc. XX em locais diversos do dos originais, pois apenas o 2 está no exato local.

O curioso é que nos outros bairros da orla, como Ipanema e Leblon, e até mesmo a Barra e Recreio que ganharam postos já no final do séc. XX com outra numeração a divisão se mantém apenas na praia, não influenciando para dentro do bairro.

Pedro Ernesto está no centro direito da foto, de terno e chapéu claros.